A Universidade Estadual do Tocantins, conhecida como UNITINS, foi criada no ano de 1990, sendo elevada à categoria de autarquia estadual em 2016.
Se você quer estudar na instituição e pretende prestar o vestibular da UNITINS, o artigo de hoje é para você. Confira todas as principais informações sobre o processo seletivo da universidade.
A UNITINS realiza a seleção de seus alunos por meio da aplicação de um vestibular tradicional, composto por cinquenta questões objetivas e pela produção de uma redação. O vestibular é aplicado de forma semestral em sua sede da capital, Palmas, e de forma anual nas demais localidades na qual a universidade possui instalações físicas.
A prova do vestibular é composta por 30 questões objetivas que abordam temas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Estão presentes também 20 questões objetivas de Linguagem e Língua Estrangeira. O candidato deve escolher uma língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) no momento da inscrição.
Ao lado das 50 questões, está presente também a produção de uma redação. O candidato deverá seguir o tema fornecido no momento da prova e cumprir com todas as regras.
Por meio do vestibular tradicional são disponibilizadas 90% das vagas disponíveis. Os 10% restantes ficam à disposição dos candidatos por meio do SISU, Sistema de Seleção Unificada, plataforma que se encarrega de alocar os alunos de acordo com suas notas obtidas junto ao ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Normalmente, em setembro de cada ano, são abertas as inscrições para os que pretendem cursar a universidade no primeiro semestre. Em abril abrem as inscrições para os candidatos que querem ingressar no segundo semestre.
Na última seleção, na qual a instituição ofereceu 640 vagas, a taxa de inscrição foi de R$120,00.
Seguindo determinados critérios estabelecidos pela entidade, os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.