Enem e Vestibular

Vestibular UEL: dicas de redação

Redação UEL: descubra como o texto deve ser realizado

O vestibular da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, é muito difícil e competitivo. Para garantir a sua vaga, você deve estudar muito e se manter informado sobre a estrutura da prova. Porém, muitos estudantes não sabem que a redação possui um peso muito significativo na composição da nota final do vestibular. 

Assim, é fundamental que você se saia bem nessa seção da prova. E é justamente para te ajudar com esse objetivo que o artigo de hoje trouxe algumas dicas sobre a estrutura da redação do vestibular da UEL.

Redação UEL: A prova

A prova da UEL é dividida em quatro seções: conhecimentos gerais, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira.

A maneira com que a prova foi estruturada faz com que o candidato precise acertar ao 26% de todas as questões para ter a redação corrigida. Caso isso não ocorra, a sua redação não será nem ao menos considerada.

Redação UEL: O formato

Ainda não sabemos como será o formato da redação do vestibular 2022. Se a banca optar por continuar seguindo o modelo da edição de 2021, a prova contará com somente uma proposta de redação, sobre um único tema.

Além da própria proposta em si, o candidato vai receber uma série de textos verbais e não verbais. Esses deverão ser utilizados como base para a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo que deverá responder a pergunta do enunciado.

Caso a banca opte por voltar ao formato do vestibular 2020, não se desespere. A única diferença é que você pode precisar elaborar um ou dois textos a mais, mas sempre no mesmo formato.

Redação UEL: Estrutura

A sua redação deverá ser obrigatoriamente escrita em prosa, com o uso correto do português e seguindo as normas ortográficas.

Lembre-se de que, na prova da UEL, os textos base são muito importantes e determinados aspectos desses devem ser, de certa forma, inseridos no seu texto. Ainda, a prova de redação da UEL avalia a criatividade do estudante. Assim, busque utilizar repertórios socioprodutivos criativos na sua redação, principalmente aqueles que estão relacionados à filosofia e à sociologia, uma vez que essas duas matérias são muito valorizadas pelo exame como um todo. 

É válido destacar também que a redação da UEL não possui uma estrutura definida. As propostas mais longas (caso a próxima edição do vestibular apresente mais de uma proposta) pode seguir a seguinte divisão de parágrafos: introdução – desenvolvimento – conclusão.

Porém, as respostas para as propostas curtas podem ser desenvolvidas da maneira que você desejar. Você não precisa seguir a estrutura supracitada, mas lembre-se de que as suas ideias devem se manter organizadas ao longo do texto.

Por fim, utilize uma pontuação correta ao longo da sua redação. Não se esqueça de que a pontuação faz parte dos critérios de correção da prova.