O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abriu o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, as solicitações poderão ser feitas até o dia 9 de agosto de 2023.
Conforme as orientações do edital, podem solicitar a isenção os candidatos que puderem comprovar que:
Ainda conforme o edital de isenção, as solicitações podem ser feitas de forma presencial, com a apresentação dos documentos nos endereços informados no edital, ou on-line, através deste formulário eletrônico.
De acordo com o cronograma, o IF Sudeste MG publicará o resultado provisório no dia 16 de agosto, com a possibilidade de interposição de recursos. Já a publicação do resultado final dos pedidos de isenção está previsto para o dia 24 de agosto.
O IF Sudeste MG não cobrará taxa de inscrição para participação nos cursos técnicos
concomitantes/ subsequentes, subsequentes, especialização técnica e proeja, de modo que os interessados em concorrer às vagas ofertadas nesses cursos não precisam solicitar isenção.
Através do Vestibular 2024, o IF Sudeste MG selecionará novos alunos para ingresso em seus cursos no 1º semestre letivo de 2024. De acordo com o Instituto, serão ofertadas vagas para ingressos nas seguintes modalidades de cursos:
O período de inscrição para o Vestibular 2024 será do dia 18 de agosto ao dia 18 de setembro de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, no site do Instituto, com as credenciais da plataforma gov.br.
Os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 19 de setembro para efetivar o cadastro. O valor da taxa varia de acordo com a modalidade do curso no qual o estudante deseja se inscrever:
De acordo com o IF Sudeste MG, nesta edição do processo seletivo, serão ofertadas mais cinco mil vagas para ingresso em 2024. As oportunidades estão distribuídas entre mais de 120 cursos de diversas modalidades.
O Instituto informa ainda que haverá vagas para os campi localizados nos municípios de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei, Santos Dumont e Ubá.
A classificação dos inscritos também varia de acordo com a modalidade do curso, de modo que o IF Sudeste MG deverá aplicar provas com diferentes composições para cada grupo de candidatos.
Os candidatos aos cursos técnicos, por exemplo, responderão provas sobre os conteúdos das disciplinas do Ensino Fundamental. Já as provas aplicadas aos candidatos aos cursos de graduação serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.
O IF Sudeste MG informa todos os detalhes das seleções e prazos nos editais de cada modalidade (técnicos, graduação e pós-graduação).
Acesse o site do Instituto para consultar os editais.