Enem e Vestibular

Vestibular 2023: UFRGS divulga período para pedidos de isenção da taxa de inscrição

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou, através da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), o edital de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023. Desse modo, os interessados já podem conferir as regras para as solicitações no site da UFRGS.

De acordo com o edital, os interessados poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 29 de agosto a 16 de setembro deste ano.

O envio da documentação indicada no edital deve ser feito até o dia 21 de setembro. Os candidatos podem consultar os modelos de atestados e declarações necessários para comprovação na página do processo seletivo.

Conforme as regras estabelecidas pela UFRGS, podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional e que tenham cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada.

A divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 27 de setembro. Os interessados poderão contestar os resultados indeferidos até o dia 29 seguinte. A interposição de recursos deve ser feita virtualmente. A publicação das respostas aos recursos está marcada para 5 de outubro.

Segundo a universidade, a concessão do benefício não gera inscrição automática na seleção. Portanto, mesmo os candidatos isentos deverão realizar as inscrições.

Inscrições

A UFRGS ainda não divulgou o período de inscrição para o Vestibular 2023, mas informou que as inscrições começarão a ser recebidas somente após a finalização do processo de isenção.

As provas do Vestibular 2023 serão aplicadas nos dias 14 e 15 de janeiro de 2023, sábado e domingo. Cada prova será composta por 15 questões objetivas de múltipla sobre assuntos ministrados no Ensino Médio.  

Ao todo, a UFRGS vai ofertar 4.008 vagas para ingresso no ano letivo de 2023. Haverá reserva de vagas segundo a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFRGS libera o resultado final do Processo Seletivo Adicional 2022/2; saiba mais.