A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) encerra neste domingo, dia 2 de outubro, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2023/1.
Podem solicitar a isenção os candidatos de baixa renda que possam comprovar ter renda familiar mensal de até R$1.353,00 per capta.
Também termina amanhã (2) o prazo de pré-inscrição para o sistema de cotas e ações afirmativas do processo seletivo. As cotas são exclusivas para os candidatos que se enquadram nos seguintes critérios: estudantes de baixa renda, negros, portadores de deficiência ou filhos de policiais ou bombeiros; estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública; e professores da rede pública.
Ambas as solicitações devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do site do Cederj. De acordo com o edital, os resultados das solicitações serão publicados no dia 19 de outubro.
Os interessados poderão interpor recursos nos dias 19 e 20 seguintes. O edital indica ainda que a divulgação das respostas aos recursos está prevista para o dia 24 de outubro.
De acordo com o edital, as inscrições para o Vestibular 2023 serão recebidas no período de 3 a 27 de outubro. O CEDERJ ainda não informou o valor da taxa de isncrição.
A aplicação das provas está prevista para o dia 27 de novembro, das 10h às 13h. Além da seleção via provas, há a opção de concorrer por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ofertam vagas na seleção realizada pelo Cederj as instituições que fazem parte do consórcio. São elas: Cefet/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. O resultado da seleção via Enem está previsto para o dia 10 de novembro, enquanto o resultado final do vestibular será publicado em 28 de dezembro.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEG divulgou a 3ª chamada de classificados no Vestibular 2022/2; saiba mais.