A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) publicou nesta segunda-feira, dia 5 de junho, o gabarito preliminar da prova objetiva referente ao Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem conferir as respostas preliminares oficiais por meio do site da Unemat.
Como esse gabarito é preliminar, caberá a interposição de recursos. De acordo com o cronograma, os interessados poderão contestar o gabarito preliminar, a formulação ou conteúdo de questão das provas objetivas até amanhã, dia 6 de junho (terça-feira).
O procedimento de interposição de recurso deve ser feito de forma virtual. Portanto, o candidato deve acessar o site da Unemat e preencher formulário eletrônico específico. Conforme as orientações da universidade, é necessário apresentar argumentação lógica, consistente e objetiva.
Após a análise dos recursos, a Unemat divulgará o resultado dos recursos e o gabarito oficial no dia 19 de junho.
A publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 20 de julho, com possibilidade de interposição de recursos até o dia 21 do mesmo mês.
Já a divulgação do resultado final do Vestibular 2023/2 da Unemat, com a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada, está marcada para o dia 23 de julho de 2023.
Conforme indica o calendário acadêmico, os aprovados ingressarão no 2º semestre letivo de 2023, cujo início está marcado para 7 de agosto.
A Unemat realizou a aplicação das provas do Vestibular 2023/2 no último domingo, dia 4 de junho, no período das 8h às 13h (horário local).
Houve locais de prova em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
A aplicação foi feita em um dia, em uma etapa única composta por duas fases. A 1ª fase contou com a aplicação de quatro provas objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Já a 2ª fase contou com uma prova de redação em Língua Portuguesa. Nessa avaliação a Unemat apresenta um tema da atualidade com uma proposta de escrita. O tema proposto foi “A Inteligência Artificial representa ou não uma ameaça para o futuro da humanidade?”. Já o tipo do texto requisitado foi dissertativo-argumentativo.
Para as questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, a Unemat divulgou uma lista de obras literárias. Confira a seguir:
De acordo com o edital, ao todo, a Unemat está ofertando 2.390 vagas para cursos de graduação de diversas áreas, com ingresso no 2º semestre letivo de 2023.
O edital indica ainda que as oportunidades estão distribuídas por cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos ofertados em 11 (onze) municípios do Estado de Mato Grosso.
As vagas são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção Agroindustrial; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Medicina; Pedagogia; Sistemas de Informação; Turismo e Zootecnia.
A Unemat reserva mais da metade das vagas (60%) para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Há também vagas exclusivas para candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). Segundo estabelecido no edital, os candidatos inscritos no sistema de cotas deverão comprovar os critérios em caso de aprovação.
Acesse o edital do Vestibular 2023/2 na íntegra para mais informações.
Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.