Com a chegada da pandemia, as vendas on-line cresceram muito, segundo dados da pesquisa realizada pela ABComm.
Portanto, as empresas que ainda não vendem virtualmente, precisam estar atentas e preparadas para migrar para as vendas on-line também.
Muitos empreendedores não sabem como fazer a migração da loja física para a loja virtual, conhecida também como e-commerce.
Primeiramente, é necessário um estudo e planejamento do seu negócio, pois é um local totalmente novo para você que trabalha no físico e não tem loja virtual ainda. Então, alguns processos são bem diferentes.
Planeje suas formas de pagamentos e formas de entregas.
As vendas on-line destacam-se por conterem diferenciais entre uma loja e outra.
O plano de negócio deve ser algo breve, porém objetivo. E deve ser lido e acompanhado por todos que fazem parte do processo do e-commerce.
Os elementos básicos do plano são descrição breve do projeto da empresa, os objetivos, e análise de mercado e concorrência.
Estratégia de divulgação, estudo dos preços, estratégia de vendas e logística, planejamento do pós venda e forma de orçamento e análise de vendas também são detalhes importantes.
Com a crise da pandemia, aconselha-se que que o plano seja revisto em um intervalo curto, para reavaliar quais objetivos foram alcançados.
Primeiramente, você deve avaliar o que você vai vender, para saber qual o tipo de estrutura que você precisa.
Deve ser considerado também o tamanho real da sua empresa e sua projeção de crescimento a curto e médio prazo.
Essa plataforma será um parceiro, portanto, escolha aquelas que possuam uma integração com ERP, sistemas de pagamentos, e um suporte logístico.
Levem em consideração todos esses fatos, para que sua loja possa crescer, atraia mais público e, principalmente, tenha uma boa divulgação.
Aproveite todas as redes sociais disponíveis e que você saiba que seu público-alvo está.
De nada adianta fazer propaganda em locais que as pessoas não estejam interessadas em seu produto. Se tiver dificuldade com o marketing, contrate uma agência, ou um freelancer.
Muitos comércios começaram a reinventaras vendas on-line e começaram a planejar novas alternativas de entregas, principalmente para não perderem clientes e nem o lucro no final do mês.
Se a sua empresa trabalha com hora agendada, cumpra os prazos estabelecidos por vocês ao concluir essa venda.
Lembre-se: quanto mais formas de envios você disponibilizar, mais chances de finalizar as vendas terá.