A pergunta é quase uma retórica, quando pensamos em conceitos. Todavia, em muitas empresas a separação do setor de marketing digital de outras áreas ocorre de forma natural. Certamente isso é uma falha de gestão, visto que o marketing é um dos caminhos para que as vendas ocorram.
As técnicas de Marketing Digital objetivam o sucesso da empresa. Sendo assim, fechar vendas é um dos objetivos das ações. Por isso, o alinhamento entre as áreas é primordial nesse processo.
Para contatar um cliente é necessário conhecer seus interesses. Por isso para fechar uma negociação é interessante que conheça os leads da empresa.
Sendo assim, poderá entender se o seu modelo de oferta condiz com o que o cliente com potencial real de compra está procurando, ao passo que isso facilita as vendas.
Uma metodologia nada mais que é uma organização de um processo, de forma segmentada. Por isso é importante que tenha uma definição técnica de vendas. Assim sendo, seu processo será alinhado ao passo que define a abordagem que usará com o seu cliente.
A organização da necessidade do cliente com a sua oferta já é um método, quando trabalhado em bases sólidas através de conhecimentos e argumentações.
A negociação exige um trabalho contínuo. Sendo assim, os leads pedem por análises. Bem como o que levou os clientes a fecharem vendas efetivadas.
Ainda é necessário trabalhar com as áreas comercia e vendas para que as estratégias de marketing digital sejam estruturadas, e a empresa fale a mesma linguagem.
As métricas dos sistemas, os feedbacks dos clientes e os motivos que geram atendimentos, tudo faz parte de um trabalho contínuo para melhorar as estratégias de marketing e fechamento das vendas.
Esse alinhamento interno é primordial para que a empresa tenha sucesso estratégico, assim o marketing digital acaba em fechamento de vendas.