MME e a venda dos direitos minerários de potássio da Petrobras

De acordo com o MME, o processo vai aumentar a competitividade do setor de mineração e ajudar a suprir demanda interna por fertilizantes. Confira!

Disponibilizar ao setor produtivo oportunidades de investimento de forma a agilizar o desenvolvimento da mineração no país é uma das diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME), de acordo com divulgação oficial, realizada no dia 11 de outubro de 2022.

MME e a venda dos direitos minerários de potássio da Petrobras

O Ministério de Minas e Energia (MME) destaca que está acompanhando de perto o processo competitivo da Petrobras para alienação de direitos minerários para pesquisa e lavra de sais de potássio, situados na bacia do Amazonas. Ao todo, são 34 títulos minerários localizados no encontro entre os rios Madeira e Amazonas.

De acordo com informações oficiais, a região pode ser considerada como uma grande fronteira para exploração de potássio no Brasil, por conter sub-bacias que abrigam enorme potencial potassilífero, como indicado em estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). 

Avanços e oportunidades

Segundo destaca o Ministério de Minas e Energia (MME), o aumento das oportunidades de extração de potássio na região cria possibilidade de avanço de projetos estagnados e ajuda a suprir a demanda por matérias-primas minerais para fertilização do solo.

A divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME) destaca que o governo tem adotado diversas ações para estímulo à implementação de empreendimentos que reduzam a vulnerabilidade brasileira à importação desses insumos. 

 Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 

Neste sentido, destaca-se o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2022-2050, criado por meio do Decreto 10.991/2022, com metas e ações para fomentar a produção dos agrominerais, diminuir a dependência externa e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional, analisa o Ministério de Minas e Energia (MME).

A importância dos fertilizantes

Os fertilizantes são fundamentais para a segurança alimentar, sendo uma das partes vitais para o funcionamento da agricultura atual, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). 

Visto que, essas substâncias são aplicadas no solo para oferecer às plantas nutrientes necessários ao bom desenvolvimento. Assim sendo, elas aumentam a produtividade das lavouras, potencializam áreas produtivas e contribuem para a segurança ambiental. 

Demanda nacional

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), no Brasil, o potássio é o principal nutriente aplicado nesse processo, representando 38% do consumo total de fertilizantes, seguido por fósforo, com 33%, e nitrogênio, com 29%.

O potássio a ser explorado no estado do Amazonas poderá suprir a demanda da maior zona do agronegócio nacional, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da quádrupla fronteira denominada de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e dos estados da região Norte, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.