Como vencer o medo de falar em público?

Vencer o medo de falar em público é um grande desafio para muitas pessoas. Isso porque esse tipo de situação parece fazer com que o autocontrole desapareça, instantaneamente. Sendo assim, a sensação de que nada vai dar certo é muito grande, gerando ansiedade, angústia e estresse.

Mas, como vencer tudo isso? Como lidar com todas essas descargas de emoções e anseios que surgem de um instante ao outro?

No nosso conteúdo de hoje você verá algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar melhor com esse medo. Veja abaixo.

Como vencer o medo de falar em público?

Lembre-se antes de qualquer coisa, que não é possível vencer o medo de falar em público de uma maneira “mágica”. É preciso considerar que esse processo é gradativo, e à medida em que você se desenvolve, você se expressa melhor e sente-se mais seguro e confiante diante das pessoas.

Levando isso em conta, veja agora as sugestões que trouxemos para você:

1- Prepare um roteiro robusto com antecedência e ensaie

Não adianta achar que a improvisação possa ser uma boa ideia. Se você quer vencer o medo de falar em público, comece se atentando para o seu roteiro.

Estruture-o por tópicos, analise a coesão do que vai ser dito, estude sobre o conteúdo, enfim. Não se deixe levar pela afobação de acabar rápido, ok? Siga com calma e vá ensaiando tudo o que você estruturar.

Vale ressaltar que você não deve decorar o roteiro, mas sim, usá-lo como suporte. Lembre-se de pôr em palavras fluídas os conceitos que você quer passar, sem ser decorado e de forma mecânica.

2- Escute a sua voz em áudios e analise-a

Uma maneira de vencer o medo de falar em público é ensaiando através de áudios. Assim você pode escutar a sua própria voz e analisar em quais pontos precisa ser mais claro e preciso. Dessa maneira, poderá ensaiar de uma forma muito mais equilibrada e até mesmo promover uma sensação de confiança ainda maior.

3- Quebre a sua zona de conforto todos os dias

Não deixe para vencer o medo de falar em público apenas quando você estiver diante de uma multidão! Mas sim, busque sair da zona de conforto, todos os dias.

Para isso, experimente conversar com pessoas que você não conhece, faça mais ligações, use a opção de vídeo chamada nas reuniões a distância (e não apenas a ligação por voz). Tudo isso pode lhe ajudar a permitir que a sua autoconfiança seja desenvolvida aos poucos.

4- Desenvolva uma postura ereta e confiante

Mantenha sempre a sua coluna ereta e a sua cabeça erguida enquanto você estiver se apresentando. Isso pode ajudar a ter mais confiança e a fazer com que os outros enxerguem mais autoridade em você.

Não se deixe cair na tentação de falar baixo ou de cabeça abaixada. Controle o seu corpo e lembre-se que só você tem o poder de controlá-lo.

5- Relaxe e respire profundamente

Antes da apresentação, use técnicas de respiração para ter mais tranquilidade e relaxamento. Da mesma forma, sempre que perceber que o controle está indo embora, inspire o ar profundamente e expire com calma, bebendo um pouco de água em seguida. Foque no seu corpo, na sua mente e disperse o pensamento que diz que as outras pessoas estão olhando para você.

6- Encontre pontos de equilíbrio em meio às pessoas

Por fim, procure eleger aquelas pessoas que serão o seu ponto de equilíbrio no público. Elas podem ser conhecidas, ou não. Assim, você pode olhar para elas em diversos momentos, ao invés de visualizar o rosto de todas as pessoas e gerar ansiedade pela quantidade de olhares atentos em você.

Acredite, essa pequena atitude pode impactar no seu desempenho e lhe ajudar a vencer o medo de falar em público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.