Quer conhecer todas as novidades sobre o PIS/PASEP 2023? Esse direito do trabalhador, com carteira assinada, terá aumento no próximo ano.
Este ano o salário mínimo chegou a R$1.212,00 e esse foi também o valor máximo que os beneficiários do PIS/PASEP tiveram direito.
Porém, com a mudança do governo para 2023, a previsão é que o piso nacional tenha um aumento acima da variação da inflação. Sendo assim o benefício também ganhará aumento, já que o valor disponível usa o piso salarial como base.
Quer saber mais informações sobre esse dinheiro extra? Então não deixe de nos acompanhar até o final para ficar em dia com a notícia!
Para garantir o benefício do PIS/PASEP 2023 o trabalhador precisa estar atento ao calendário de pagamento. Pois no ano que vem os beneficiados serão os trabalhadores que tiveram carteira assinada em 2021.
Esse Abono Salarial é um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores. Afinal, se o cidadão trabalhou os 12 meses do ano registrados, o valor a ser recebido é integral, garantindo uma renda extra para aliviar o orçamento.
Porém, para saber se você tem direito a esse benefício é preciso antes completar alguns requisitos. Então não deixe de conferir em seguida todas as informações necessárias para você tirar suas dúvidas!
Para ter direito ao PIS/PASEP o cidadão precisa trabalhar com carteira assinada pelo menos um mês no ano base. Mas não é só isso que garante o recebimento do Abono, outros requisitos precisam ser preenchidos para garantir o benefício.
Conforme as atuais regras, o trabalhador precisa também receber no máximo dois salários mínimos por mês no ano base e ter registro no PIS há mais de cinco anos.
Outra informação importante é que você precisa estar incluído na Declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.
Como já dito, o PIS/PASEP 2023 terá como ano base o ano de 2021. Portanto, somente trabalhadores que tiveram carteira assinada neste ano estarão inclusos para o recebimento do Abono Salarial no próximo ano.
Primeiramente conheceremos as diferenças entre PIS e PASEP para que você não se confunda na hora de ir consultar o seu benefício.
O PIS fica disponível para trabalhadores da rede privada com registro na carteira. Já o PASEP tem destino aos funcionários públicos.
Portanto, seu cargo influenciará muito na data do pagamento. Aliás, ambos possuem maneiras diferentes de serem feitas as análises na hora de realizar o pagamento do benefício.
O PIS, por exemplo, segue o mês de aniversário do trabalhador, neste ano as datas variaram entre o mês de fevereiro e março, para cada dia era liberado um mês diferente.
Já o PASEP necessita do número de inscrição para efetuar o pagamento, sendo assim para consultar a data da liberação do benefício o trabalhador precisa ter em mãos o número do final de inscrição.
Ainda não foi divulgado o calendário para pagamento do PIS/PASEP 2023, o cronograma oficial deve ficar disponível em janeiro do próximo ano.
Se o calendário de pagamento do PIS/PASEP 2023 seguir o mesmo do ano de 2022, as datas para liberação podem começar no mês de fevereiro e ir até o final de março.
Há muitas dúvidas sobre o pagamento do benefício para o ano que vem, por conta do calendário estar atrasado e o tempo de trabalho de 2021 não ter sido pago, pois em 2022 foi realizado o pagamento referente ao ano de 2020.
Mas de acordo com informações anunciadas, o ano base em questão será, sim, o ano de 2021, portanto fique bem atento para não deixar seu benefício para trás.
Outra informação muito relevante é o local de recebimento para cada benefício, o PIS(Programa de Integração Social) tem seu pagamento feito pela Caixa Econômica Federal, já o PASEP(Programa de Formação do Patrimônio Público) cabe ao Banco do Brasil liberar os valores para o servidor público.
Essas informações vão ajudar você trabalhador a conhecer melhor seus direitos trabalhistas, o PIS/PASEP 2023 é um direito seu, portanto esteja atento às datas de pagamento e aproveite essa grana extra!