O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios, como aposentadorias, auxílios e pensões. No entanto, um novo pagamento tem impressionado os segurados.
Agora, os beneficiários do instituto que recebem a aposentadoria podem contar com um adicional de 25% no valor dos seus benefícios. Com o extra, os aposentados podem chegar a ultrapassar o teto do INSS, que está atualmente no valor de R$ 7.087,22, e receberem até R$ 8.859,02.
Podem receber o adicional de 25% os segurados que são beneficiados com a aposentadoria por invalidez, que é disponibilizada às pessoas portadoras de deficiências severas, que as impedem de realizar atividades comuns do dia a dia, fazendo com que dependam de terceiros para, por exemplo, tomar banho, comer e se locomover.
Tendo em vista que esse grupo necessita de uma atenção maior e tratamentos médicos frequentes, foi decidido pelo STF que o valor extra seria disponibilizado em contas.
As regras estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal para concessão do adicional de 25% alcançam apenas aos aposentados por invalidez, como já mencionado. No entanto, de acordo com o INSS, o valor extra poderá ser disponibilizado nas seguintes situações:
Para receber o adicional de 25% do INSS, o segurado deve agendar remotamente uma perícia médica, por meio do site ou aplicativo “Meu INSS” ou também pelo telefone 135, para que o seu caso seja analisado.
É importante salientar que na realização do procedimento, o aposentado se apresente com os documentos necessários, como RG, CPF, laudos médicos e exames.
Como agendar a perícia médica:
Após a análise, o resultado pode ser consultado pelo segurado por meio da própria plataforma do Meu INSS. O procedimento deve ser realizado da seguinte forma: