A procura por um emprego ainda é uma batalha para muitas pessoas no Brasil. E em tempos de crises, a disputa por uma vaga no mercado fica ainda mais acirrada.
Mas o que muitos candidatos não sabem é que erros cometidos por eles próprios podem resultar em sua eliminação em um processo seletivo. E muitos não são percebidos.
Você sabe quais são? Pois neste artigo resumimos as principais gafes que ocorrem durante o processo seletivo. Aprenda quais e evite-as para ter mais chances de conquistar uma vaga
Elas são baseadas em um artigo recente do especialista Paul Keijzer, publicado no site Vagas.
A cada vaga que surge, você envia seu currículo, sem nem analisar com calma suas aptidões. Mas não importa quão desesperado você está. Você não pode se candidatar de forma aleatória para cada trabalho que encontrar.
Procure um emprego que se encaixe em sua carreira, na função e uma empresa nas quais você acha que desempenharia bem.
Isso faz parte da procura aleatória de emprego. Colocar qualidades e experiências muito distintas não ajudam em sua procura por emprego.
Por isso, refaça seu currículo às necessidades da vaga, com experiências e cursos na área exigida. Verifique quais são os mais apropriados.
Use as redes sociais a seu favor para buscar emprego. Se você tem uma vida online, a atualize constantemente. Inclusive, muitas empresas usam o Linkedin, por exemplo, para avaliar os potenciais candidatos.
Então não ignore as oportunidades na vida online
Networking é uma das melhores formas de encontrar o esperado emprego. Mas esse caminho não é fácil e você precisa estabelecer uma rede de contatos, de modo efetivo. Isso compensará para você ser lembrado pelas pessoas certas.
Esse é um dos erros menos notados pelos candidatos. A maioria das pessoas simplesmente não pesquisa em detalhes a empresa onde se candidata.
E muitas empresas notam esse detalhe no momento da seleção. Então para evitar isso, busque informações no site da empresa e redes sociais. Ou então ler muitas notícias sobre ela.
Por você ter muitos anos de experiência, acha que não é preciso se atentar para as mudanças no mercado? Erro grave. O candidato precisa acompanhar as evoluções. Tem que estar por dentro de eventos atuais, novas tecnologias, as últimas conferências etc. Você tem que saber o que está acontecendo agora e precisa estar envolvido.
Parece aquele conselho que todo mundo está cansado de falar, mas que ainda é uma gafe muito cometida. Mesmo se for para checar as horas, não pegue o seu celular. Se estiver envolvido com algum tipo de emergência, informe o entrevistador antes de começar.
Sua atenção deve estar 100% na entrevista de emprego.
Essa pode ser vista como uma vantagem, mas na verdade transmite desespero. Claro que jamais você deve se atrasar, mas não apareça muito antes da hora marcada. Mesmo se o processo for de forma online, devido a quarentena. A quantidade respeitável de tempo para chegar é de 10 minutos antes da hora marcada. Isso é suficiente para mostrar profissionalismo.
Na entrevista, seja moderado. Tente não ser muito sério a ponto de cansar os entrevistadores, mas também não tente ser muito divertido. Isso passará uma sensação desagradável.
Parece um absurdo não é? Mas há pessoas que levam café ou chá, ou um lanchinho de casa e até comem durante a entrevista. Não faça isso. Alimente-se antes ou depois da entrevista.
Procurar emprego não é fácil. Mas não deixe que isso tome conte de sua vida. Se em uma entrevista, surgirem perguntas sobre seus interesses, evite responder “eu não tenho tempo para interesses, pois estou procurando emprego”. É uma péssima resposta para quem busca uma vaga no mercado.
Agora que você já sabe sobre os erros cometidos ao procurar emprego, têm outra dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!