Concurso Nível Superior

Veja previsões para o novo concurso BACEN

Um novo concurso BACEN está previsto para este ano. Assim, as oportunidades são para Técnico, Analista e Procurador de nível médio e superior.

O Banco Central do Brasil já enviou ao novo Governo, a necessidade do preenchimento de 245 vagas para as áreas descritas acima. Então, em resposta, a Assessoria de Imprensa disse que as conversas devem ser iniciadas em breve.

Vale dizer que esse concurso vem sendo aguardado desde o ano passado. Além disso, a expectativa é que ainda, no primeiro semestre, ocorra a publicação do edital do concurso. Logo, essa é a grande chance para quem deseja ingressar na carreira pública e se tornar um profissional qualificado.

Então, se você quer saber mais informações sobre as previsões para o novo concurso BACEN, não deixe de nos acompanhar até o final para conferir mais detalhes.

Confira as vagas previstas para o novo concurso BACEN

Como dito anteriormente, o edital do concurso BACEN ainda não foi divulgado. Todavia, de acordo com o Banco Central do Brasil, as negociações com o novo Governo Federal para um novo certame já estão em andamento.

O pedido para um novo concurso está em análise desde o ano passado. No entanto, a Procuradoria Geral da Fazenda fez uma recomendação ao Ministério da Economia para que não autorizasse concursos nos últimos 180 dias antes do final do mandato.

Entretanto, no final do ano passado, o Banco Central solicitou a autorização para um novo concurso com a disponibilidade de 245 vagas com a distribuição feita da seguinte maneira:

200 vagas para o cargo de Analista de nível superior em qualquer área de formação, 30 vagas para Técnico de nível médio e 15 para Procurador com Bacharelado em Direito e comprovação de 2 anos de prática forense.

Entenda porque é necessário um novo concurso BACEN

O Banco Central do Brasil vem fazendo o pedido para um novo concurso BACEN desde 2021, porém o Ministério da Economia, não atendeu as solicitações.

No entanto, ao assumir a Presidência da República, o atual Presidente publicou uma medida provisória que reorganiza a Esplanada dos Ministérios.

Com a mudança, Esther Dweck é a nova responsável por analisar os pedidos de novos concursos federais e processos seletivos. Logo, a expectativa é que o novo concurso BACEN 2023 seja incluído no calendário deste ano, devido à grande necessidade.

O Banco Central do Brasil vê sua equipe diminuir cada vez mais. Aliás, isso porque muitos de seus servidores estão se aposentando. Então, segundo dados de 2021, cerca de 8,87% dos servidores estão aptos para aposentar.

Caso o concurso não seja autorizado, o Banco Central poderá perder mais de 600 servidores até 2025.

Veja os detalhes do último concurso

O último edital publicado para o concurso BACEN foi em 2013. Na ocasião, ofertou cerca de 500 vagas para Analistas e Técnicos de nível médio e superior em qualquer área de formação.

As provas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Salvador e Recife.

Enquanto, a banca organizadora da seleção foi a Cebraspe (antiga Cespe/UnB) e os candidatos foram avaliados através de provas objetivas sobre conhecimentos básicos e específicos, mais a avaliação de títulos.

Vale lembrar que os aprovados também foram submetidos a um programa de capacitação.

Saiba como se preparar para o concurso BACEN 2023

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre as previsões para um novo concurso BACEN 2023, é hora de saber como se preparar para as provas. Para assim, garantir a vaga para o cargo desejado.

Um dos métodos mais usados entre os concurseiros é dar início aos estudos com antecedência. Por isso, confira o edital anterior para saber mais informações sobre as disciplinas e etapas cobradas, por exemplo.

Outra dica muito importante é ir preparando todos os documentos necessários para a inscrição. Ainda mais, para quem já possui cursos ou formações. Na realidade, o ideal é deixar tudo preparado, pois o concurso BACEN possui avaliação de títulos.

Essa categoria permite a apresentação desses documentos, em caso de empate. Porém, só será possível usá-los, se o candidato obter a aprovação nas provas objetivas e discursivas.

Vale lembrar que se você não apresentar nenhum título para avaliação, não terá prejuízos em seu resultado. Apenas deixará de ganhar pontos extras.

Agora que você já sabe tudo sobre o concurso BACEN é só começar a se preparar para conseguir uma boa colocação entre os aprovados. Então, conquistar uma excelente estabilidade financeira e profissional.