A semana que antecede o Natal é muito produtiva para os lojistas. Uma vez que, é o período em que as pessoas recebem o 13º salário e se volta para comprar presentes para familiares e amigos, bem como para si mesmos. Por isso que hoje, nós indicaremos como vender mais na reta de final do Natal.
As projeções de vendas para a semana de compras de Natal são bastante otimistas, pelo menos para lojas de departamento e outros polos varejistas como shoppings. Aliás, a temporada de férias é uma época em que muitas pessoas se compram com novos eletrônicos, um novo guarda-roupa ou ambos. Diante desse cenário otimista, confira algumas dicas de vendas.
O último estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) prevê que as vendas no varejo totalizem R$ 65,01 bilhões no Brasil durante a temporada de compras de Natal.
A melhora no mercado de trabalho sinaliza um bom momento para o comércio do país, pois mais pessoas estão trabalhando com carteira assinada. Com isso, mais pessoas terão acesso ao 13º salário neste final de ano. E aqueles que não estão prontos para um aumento nas vendas podem acabar perdendo.
Portanto, esta é a época do ano em que sua pequena empresa pode ganhar mais dinheiro, independentemente do setor em que atua. Por exemplo, oferecer descontos e promoções especiais a seus clientes em preparação para a temporada de compras natalinas é uma ótima estratégia. Pois, isso exige visão empreendedora e capacidade de aproveitar oportunidades.
Na sequência, apresentamos algumas dicas para vender mais na reta final do Natal:
Use ferramentas como notificações push, e-mails, WhatsApp, Viber etc. para atingir seu público-alvo com mensagens direcionadas e fique de olho em possíveis problemas ou fraudes.
Com o uso de soluções tecnológicas direcionadas, a empresa conseguiu entender melhor seu público-alvo e aumentar as vendas de fim de ano.
Desenvolver promoções atraentes e produtos úteis para os clientes é crucial, assim como divulgá-los. Há uma variedade de métodos para conseguir essa publicidade; escolher um depende de você com base na estrutura do seu negócio.
No entanto, de um modo geral, quer você esteja administrando uma loja online ou uma loja física, apostar nas mídias sociais é uma ótima maneira de divulgar suas vendas de fim de ano. Crie postagens informando os clientes sobre os termos das promoções e histórias mostrando os pontos mais delicados dos produtos e as durações das promoções.
Vale a pena notar que o marketing por e-mail também pode ser uma ferramenta poderosa para divulgar as vendas. A chave aqui é garantir que suas mensagens sejam abertas, trazendo informações claras e objetivas para seus clientes e criando linhas de assunto que chamem a atenção.
Evite se concentrar em material com spam. Em vez disso, procure maneiras de conhecer cada cliente individualmente. Isto é, enviando mensagens direcionadas com mais chances de sucesso do que as genéricas.
Criar promoções e produtos de destaque é crucial se você deseja aumentar suas vendas durante as festas de fim de ano. Um conselho é simplesmente perguntar aos clientes o que eles querem comprar e quais produtos preferem. Faça uso de suas redes de mídia social para compilar esses dados.
A partir daí, você pode começar a pensar em pacotes que façam sentido para sua empresa e seus clientes. Aliás, a temporada de férias é um ótimo momento para fazer algumas novas decorações de Natal, algumas roupas novas e brilhantes e algumas guloseimas tradicionais.
Um aumento na demanda é possível em torno da temporada de férias; sua equipe deve estar pronta para lidar com o fluxo de pedidos. Isso vale tanto para as vendas quanto para o atendimento ao cliente.
Você pode prever melhor como será o Natal em sua empresa se fizer um balanço do ano passado e deste. Isso o ajudará a avaliar se os níveis atuais de pessoal são adequados ou não para atender à demanda.
Contrate funcionários temporários se for necessários para ajudar na carga de trabalho. Além disso, é crucial que cada membro da equipe tenha um entendimento completo dos termos e condições fornecidos aos clientes. Isso é essencial para garantir que todos os clientes tenham a mesma experiência positiva.