Economia

Veja como trocar produtos comprados na Black Friday

Separamos diversas dicas para mostrar para você como trocar o produto comprado na Black Friday.

O evento aconteceu no último dia 25, e muitas pessoas aproveitaram as promoções e condições facilitadas de pagamento. Contudo, algumas pessoas não ficaram satisfeitas com a mercadoria, e isso é bastante comum, especialmente nas compras online.

Como trocar produtos comprados na Black Friday — Reprodução Canva

Por isso, saber como fazer a troca é muito importante. Então, não deixe de ler até o final, e saiba mais sobre isso.

Quer mais detalhes? Então fique com a gente e saiba tudo sobre esse assunto tão importante para os consumidores!

O que é a Black Friday?

Muitas pessoas aguardam o ano inteiro, para fazer compras de produtos para casa, vestuário e eletrônicos na Black Friday.

O evento ocorre uma vez por ano, geralmente no final de novembro, e leva muitos consumidores para as lojas, tanto físicas quanto online.

Essa é uma tradição americana, que tem ganhado fama por aqui nos últimos anos. Nos Estados Unidos, um dia depois do Dia de Ação de Graças, é inaugurada a época de compras de Natal, e foi assim que surgiu a Black Friday.

Muitas lojas aproveitam a data para fazer promoções, baixar os preços e atrair os clientes com condições imperdíveis.

Contudo, é mais comum, especialmente para os que costumam fazer suas compras online, que a mercadoria venha com avarias ou não supra as expectativas, o que leva muitos consumidores a trocar produtos comprados na Black Friday.

Como funcionam as trocas na Black Friday?

Como vimos acima, é muito comum que os consumidores acabam comprando um tamanho errado de roupa ou sapato, não preste atenção a voltagem do produto, ou simplesmente não goste do que vê quando o produto chega.

No entanto, é preciso entender as regras de troca, caso isso aconteça com você Afinal, com um volume maior de vendas, pode ser que a empresa acabe fazendo confusão, e você sabe lesado no processo.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, caso a compra seja feita de forma presencial, a responsabilidade é do cliente. No entanto, caso a compra se dê por telefone ou pela internet, existem algumas regras que precisam ser seguidas.

Já em caso de defeitos, ou vícios, que são danos que tornam o uso menos eficaz ou impossível, o consumidor pode resolver diretamente com o vendedor, mas caso o problema não seja resolvido, o próximo passo é entrar em contato com o Procon de seu estado.

Veja a seguir, quais as regras para cada tipo de compra:

Compras por telefone ou pela internet

No caso de arrependimento da compra, o consumidor tem até 7 dias para pedir a troca ou devolução. Assim, não há  necessidade de qualquer justificativa.

Porém, se você optar por pedir a devolução, qualquer valor pago deve ser devolvido e os custos de frete também devem ser de responsabilidade do vendedor.

Se o produto não apresentar defeitos, a troca pode ser solicitada. Porém, o vendedor não tem obrigação de atender o pedido, visto que essa prática depende da política de cada empresa. No entanto, caso a loja aceite fazer a troca, o produto precisa estar em perfeitas condições e com etiqueta fixada.

Em qualquer caso, o consumidor precisa guardar a nota fiscal, comprovante de pagamento e qualquer outro documento relacionado à compra, para assegurar seus direitos.

Compras presenciais

Para as compras feitas presencialmente, em lojas físicas, não existe o direito de arrependimento, ou seja, o cliente não pode solicitar devolução ou restituição do valor pago.

Contudo, caso o produto apresente defeitos os vícios, como já mencionamos, o fabricante tem até 30 dias para fazer o conserto. Mas, caso isso não seja possível, o cliente pode exigir a substituição por outro item de igual valor, devolução da quantia paga ou abatimento proporcional do preço.

Se porventura comprar um tamanho errado, ou cometer equívocos de medidas, ou voltagem, por exemplo, a troca pode acontecer. Mas, desde que isso faça parte da política da empresa, sendo que a mesma não é obrigada a realizar a troca.

Nessas situações também é importante guardar a nota fiscal, comprovantes de transações e qualquer outro documento que possa dar respaldo a sua solicitação posteriormente.

Por fim, saiba que trocar produtos comprados na Black Friday pode ser um processo simples, desde que você conheça seus direitos e dialogue francamente com o vendedor!

O post de hoje buscou informar sobre o que realmente pode ser feito no momento em que você decide fazer uma troca de produto. Assim, anote as dicas e vá atrás de seus direitos!