Foi descoberto um novo tipo de golpe com cartões, com relação ao pagamento por aproximação. Sendo assim, é importante que os consumidores, e principalmente os lojistas, tenham bastante cuidado.
O golpe foi descoberto pela empresa de cibersegurança Kaspersky. De acordo com a empresa, os criminosos acessam remotamente o sistema de pagamentos eletrônicos existente nos computadores das lojas, no qual as máquinas de cartão ficam conectadas por cabos.
Em seguida, o vírus instalado no computador permite que os golpistas identifiquem um pagamento por aproximação. Dessa forma, eles bloqueiam a tentativa de pagamento, gerando uma mensagem de erro na tela da maquininha.
O intuito do golpe é induzir a vítima a inserir o cartão físico na maquininha comprometida, o que faz com que seus dados sejam capturados. Com isso, os criminosos utilizam o cartão em outras compras sem o conhecimento da loja.
O grande problema desse golpe é que nem toda mensagem de erro na maquininha indica uma fraude. De acordo com Adriana Umeda, do comitê de segurança e prevenção a fraudes da Associação das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), “o erro de leitura pode acontecer independentemente de ser um risco desse, pode ser problema técnico”.
De acordo com o especialista em segurança cibernética Rafael Franco, quando o consumidor recebe a mensagem de erro na maquininha, ele não deve inserir o cartão físico na tentativa de concluir a compra.
O certo a se fazer neste momento é insistir no pagamento por aproximação, em outra maquininha. Segundo Fabio Assolini, da Kaspersky, “[Aproximação] é uma tecnologia segura”.
Caso o erro continue ocorrendo, o cliente deve buscar outras alternativas de pagamento. Dentre elas temos o dinheiro e o Pix, por exemplo. Caso a maquininha, além de indicar o erro, peça para inserir o cartão, o cliente deve ficar ainda mais atento com o golpe. Essas mensagens não são comuns, sendo que geralmente as maquininhas apenas indicam o erro.
Por outro lado, Adriana Umeda, da Associação das Empresas de Cartões (Abecs), afirma que tanto o pagamento com aproximação quanto o pagamento pelo chip do cartão são seguros contra golpes, e que as operações com cartão passam por uma série de procedimentos de segurança antes de serem autorizadas.
Os lojistas também precisam estar muito atentos com os golpes, tanto para se protegerem quanto para protegerem seus clientes. Dessa forma, a atenção deve ser dobrada com qualquer solicitação para verificar as maquininhas.
Alguns softwares podem ser solicitados, no entanto, antes de fazer qualquer download o lojista deve entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é genuíno ou algum tipo de golpe.
Essa medida de precaução se deve ao fato de que a Kaspersky informou que os criminosos podem entrar em contato com os comerciantes, por telefone ou pessoalmente, se passando por funcionários de empresas de pagamentos eletrônicos.
Dessa forma, os bandidos aplicam o golpe ao pedir que o lojista clique em um link de “manutenção”, mas que na verdade apenas instala o vírus no computador em que a maquininha está conectada.