Contestado por alguns, adorado por outros, o consignado do Auxílio Brasil já está se consolidando como uma das grandes opções para as pessoas de baixa renda. Ainda mais por auxiliá-los na complementação de renda em conjunto aos seus serviços informais e pagamento de débitos em atraso. Por isso que hoje, nós indicaremos como recorrer de redução errada na parcela do Auxílio Brasil.
Deste agosto de 2022, muitas polêmicas existiram em relação à concessão do consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC. Entre elas, tem-se:
Neste caso, sabe-se que existem muitos golpistas da internet, que se passam pelas instituições financeiras para cometer seus crimes. Desse modo, cabe a pessoa ir até à agência bancária e buscar uma solução.
Se dá a prioridade a CEF (Caixa Econômica Federal), por este banco que está realizando a maior quantidade de empréstimos consignados. Mas, existem também outras instituições financeiras que estão oferecendo esta modalidade de crédito como:
Em relação à CEF, a concessão do benefício foi suspensa no período entre 1 e 14 de novembro, para que fosse feito o processamento da folha do benefício do mês de novembro.
Mas a regra para todos os bancos é a seguinte:
A CEF oferece a possibilidade de contratar o empréstimo, indo presencialmente na agência, ou utilizando o aplicativo Caixa Tem. Sendo que o débito da 1ª parcela irá ocorrer no mês seguinte da contratação.
Sabe-se que o beneficiário deve assinar um contrato, e ser informado verbalmente, de todas as informações relevantes contidas no contrato.
Assim, se for constatado que houve algum débito extra ou o débito da parcela não está conforme foi contrato, é preciso informar ao banco de maneira rápida.
De acordo com informações levantadas pelos bancos habilitados em fazer o consignado, é preciso que o responsável familiar se dirija pessoalmente ao banco. Para tanto, deve portar consigo, seus documentos pessoais e uma cópia do contrato de empréstimo consignado para regularizar a situação.
Assim, é possível solicitar o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.
Afinal, errar é humano. Além disso, são tantas solicitações de consignado para famílias do Auxílio Brasil e o BPC, que pode, sim, ocorrer erros. Mas, as instituições financeiras devem se colocar à disposição para resolver possíveis erros cometidos.
A consulta de valores das parcelas do empréstimo, pode ser feita através de diferentes canais de atendimento. Entre eles: