Milhares de pessoas já receberam o kit gratuito da nova antena digital no Brasil. O aparelho está sendo entregue para as famílias de renda mais baixa que não conseguem arcar com os custos de uma nova antena. Por isso que o governo vem ajudando a disponibilizar o item no país.
Em resumo, o avanço tecnológico impacta cada vez mais a vida das pessoas, e as inovações tecnológicas estão ficando mais intensas no mundo, inclusive no Brasil. Esses avanços têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas, que passam a utilizar cada vez mais a tecnologia para realizar diversas atividades no dia a dia.
Aliás, um item praticamente onipresente nos lares brasileiros é a televisão, que pode ser encontrada na maioria das residências do país. Contudo, nem todas as pessoas têm condições de acompanhar a evolução tecnológica no país.
Por falar nisso, houve um grande lançamento no Brasil nos últimos anos: a implantação do 5G. A novidade visa melhorar o sinal de transmissão das antenas parabólicas do país. E, para ajudar as famílias de renda mais baixa do país a migrarem para um sistema digital mais moderno, o governo está oferecendo a entrega gratuita de um kit de antena digital para estes cidadãos.
Para apoiar as famílias mais pobres do país a realizarem a transição para o sinal digital, houve a criação da Siga Antenado, que é a entidade que administra a faixa 3,5 GHz. Sua criação ocorreu por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a entidade vem limpando a faixa para a implantação do 5G.
Aliás, as empresas Claro, TIM e Vivo, vencedoras do lote nacional do leilão 5G, formam a Siga Antenado. O principal objetivo do programa é ajudar as famílias de renda mais baixa do país a migrarem para um sistema digital mais moderno, até porque as antes parabólicas tradicionais deixarão de funcionar em breve.
Com o apoio do governo e da Anatel, a Siga Antenado está disponibilizando um kit gratuito da nova antena digital em todo o país. Inclusive, milhares de pessoas já receberam seus kits, que continuam sendo distribuídos pelo Brasil.
O kit com o novo aparelho substitui a antena parabólica tradicional. Tudo isso para que a tecnologia parabólica da Banda C e 5G convivam sem provocar interferências uma na outra. Além disso, a nova parabólica digital também garante muito mais qualidade de imagem e som à população beneficiada.
Vale destacar que as operadoras Claro, TIM e Vivo foram as vencedoras da principal faixa do leilão do 5G. Estas empresas criaram a Siga Antenado, que deu início aos procedimentos finais para liberar a faixa de 3,5 gigahertz (GHz).
Em suma, a faixa de frequência será usada no país para transmitir o sinal da internet móvel de quinta geração (5G). E, para não haver interferência, a empresa está promovendo a transferência do sinal para outra banda.
Contudo, essa ação requer instalação de filtros de proteção e distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas. É através desse programa, que tem o apoio da Anatel, que as famílias estão recebendo os kits em casa.
Como o programa é direcionado às famílias de baixa renda, há critérios a serem atendidos para que as pessoas tenham direito ao kit gratuito de antena. Confira quais são:
Cabe salientar que a antena parabólica deverá estar instalada e conectada à TV da residência para assistir à programação. Isso porque as famílias que não possuam antena parabólica, ou cujas antenas não estejam funcionando, não irão receber o kit gratuito.
Na verdade, o programa consiste apenas na troca dos aparelhos, uma vez que objetiva substituir o sinal antigo pelo mais moderno. Assim, as residências que não têm acesso ao sinal de transmissão antigo, não receberão uma antena nova, para acessarem o sinal digital.
Da mesma forma, as famílias com antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura também não ganham o kit antena gratuito:
Nem todos estão por dentro das mudanças nas antenas parabólicas. No entanto, a ativação do 5G já começou em diversas capitais brasileiras, e os cidadãos desatentos poderão se surpreender com as mudanças que a troca das antenas provocará, aumentando as interferências no sinal da TV.
A saber, o processo de desligamento das antenas antigas está previsto para ser concluído em 31 de dezembro de 2025, ou seja, em pouco mais de um ano. Entretanto, o governo começou a adotar medidas para evitar prejuízos à população, e o principal deles é garantir a distribuição do kit gratuito a todas as famílias de baixa renda do país.