Boa parte dos brasileiros conhece bem o aplicativo Caixa Tem. Criado em 2020, o app ganhou uma importância vital para milhões de pessoas, que o utilizam de maneira recorrente para acessar valores de direitos trabalhistas e benefícios sociais.
A saber, o Governo Federal possui uma relação de longa data com a Caixa Econômica Federal. Em resumo, o banco é responsável pelo pagamento de diversos benefícios aos brasileiros, repassando os valores pagos pelo governo, e isso acontece através do Caixa Tem.
Em resumo, o app cresceu de maneira expressiva em seus poucos anos de existência. Tendo surgido com o objetivo de reduzir as dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19, o Caixa Tem possui uma importância vital nos pagamentos atuais de vários benefícios e abonos à população.
Todos os meses, milhões de pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo aplicativo. Contudo, vários usuários enfrentam dificuldades ao terem o acesso ao aplicativo bloqueado, passando dias ou até mesmo semanas sem conseguir recuperar o acesso ao app.
Isso pode até parecer uma coisa ruim, mas se trata apenas de uma ação de segurança do banco, protegendo os dados dos usuários. Na verdade, o bloqueio impede o acesso aos dados por outras pessoas que não sejam os titulares das contas. Portanto, o acesso só pode acontecer em aparelhos conhecidos para que não haja atividades suspeitas ou fraudulentas.
A maneira de utilizar o Caixa Tem é bastante simples e prática, sendo necessário apenas a realização de um cadastro. Da mesma forma, há passos bem simples para que o usuário desbloqueie o aplicativo e volte a acessar os serviços oferecidos. Siga o passo a passo abaixo e volte a usar o app:
O usuário também poderá desbloquear o aplicativo em alguma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica. Para isso, o titular da conta deverá comparecer ao estabelecimento munido de documento oficial de identificação com foto. Além disso, também precisará ter em mãos o celular com o aplicativo Caixa Tem instalado.
Ninguém está livre de ter a conta do Caixa Tem bloqueada. Entretanto, existem alguns fatores que aumentam as chances de que isso aconteça. Em síntese, o bloqueio funciona como uma maneira de proteger os dados dos usuários de acesso de terceiros, que podem utilizá-los para fins irregulares.
Portanto, os principais fatores que provocam o bloqueio no aplicativo são:
Existem algumas maneiras de reduzir as chances de ter a conta bloqueada. Por exemplo, o usuário pode evitar ações como colocar a senha mais de três vezes para tentar acessar o aplicativo, pois isso provoca o bloqueio do app. Outra maneira de diminuir as chances de bloqueio consiste na atualização dos dados, bem como nunca compartilhar dados de acesso com outras pessoas.
Muitas pessoas também ficam impossibilitadas de utilizar os serviços do Caixa Tem devido à perda da senha de acesso do app. No entanto, existem passos simples para recuperar a senha e volta a usar o aplicativo. Veja abaixo o que fazer:
Após esses passos, o usuário receberá um aviso do aplicativo, informando que as instruções de recuperação da senha foram enviadas para o e-mail cadastrado. Nesse ponto, há outro passo a passo a ser seguido:
Ao realizar esta ação, o usuário será direcionado a uma nova tela. Nesta guia, a pessoa deverá digitar uma nova senha. Em seguida, o site pede a confirmação da nova senha e, ao clicar em “Continuar”, o processo terá sido validado.
O usuário poderá anotar a nova senha em algum papel ou no próprio celular para não perdê-la e, assim, ter que passar novamente por tudo isso.
O aplicativo do Caixa Tem informa de maneira clara as instruções para recuperar a senha de acesso. Contudo, caso a pessoa não lembre qual foi o e-mail cadastrado, o problema será um pouco maior.
Inclusive, mesmo se o usuário souber qual o e-mail cadastrado, mas não lembrar a senha de acesso do e-mail, ele também não poderá recuperar a senha de acesso do Caixa Tem. Isso porque o aplicativo envia as instruções de recuperação da senha para o e-mail cadastrado.
Em outras palavras, a definição de uma nova senha de acesso do Caixa Tem só ocorre através do link que o aplicativo envia para o endereço eletrônico. Assim, quando a pessoa não consegue acessar o e-mail cadastrado, terá que seguir outros passos para recuperar a senha de acesso do app.
Segundo a Caixa, existem duas maneiras de recuperação da senha do Caixa Tem, mesmo sem o e-mail cadastrado. No primeiro caso, o usuário deverá se encaminhar a uma agência da Caixa Econômica, local em que terá suporte para recuperar a senha e, consequentemente, voltar a utilizar os serviços do aplicativo.
No entanto, a pessoa poderá fazer isso sem precisar sair de casa. Em suma, o Caixa Tem pode solicitar o envio de documentos pessoais e de foto do titular da conta. Assim, o usuário poderá desbloquear a conta sem precisar ir para uma agência da Caixa.
Por fim, vale destacar que o Caixa Tem permite a realização de pagamentos de contas e boletos. Os usuários também podem solicitar linhas de crédito, com empréstimos que chegam a R$ 3 mil. Além disso, o usuário também pode fazer transferências pelo aplicativo, inclusive via Pix, para outras instituições financeiras.