O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício de direito dos trabalhadores de empresas privadas, que exercem atividade com carteira assinada. O benefício, que é gerenciado pela Caixa Econômica Federal, além de conceder abonos aos cidadãos, também colabora com o desenvolvimento de empresas do setor.
Assim que um cidadão é contratado pela primeira vez por uma empresa privada, ele recebe o seu número PIS. Os dígitos serão disponibilizados para o titular durante toda sua trajetória laboral, mesmo que mais tarde se torne um servidor público.
O benefício do PIS é repassado aos trabalhadores de direito anualmente. Ele é considerado uma espécie de 14º salário. No entanto, não são todos os cadastrados no programa que tem direito ao abono.
Para ter acesso ao abono o trabalhador deve atender às seguintes condições:
O número do PIS pode ser encontrado das seguintes formas:
O procedimento é simples e prático. Veja o passo a passo a seguir:
A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma central de atendimento para sanar as dúvidas dos beneficiários do PIS. Para entrar em contato, o trabalhador deve ligar, sem custos, para o número 0800 726 0207. Para os que preferem atendimento online, podem ser consultados o site da Caixa e o aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para todos os sistemas operacionais.
Para os servidores públicos que possuem dúvidas acerca do Pasep, o Banco do Brasil possui a central de atendimento com número 0900 729 0001. As dúvidas também podem ser sanadas pelo site do BB e através do aplicativo do Banco do Brasil, que está disponível para todos os sistemas operacionais.
Os canais de comunicação citados acima também podem ser utilizados para aqueles trabalhadores que ainda não sabem se têm direito ao benefício. Lembrando que o Banco do Brasil atende os servidores públicos e a Caixa Econômica Federal atende os trabalhadores de empresas privadas.