Saiu o edital do Concurso INSS 2022 e para quem deseja atuar nessa que é uma das maiores instituições do país, é preciso se preparar para as provas.
O Instituto abriu um processo seletivo para preenchimento de mil vagas de nível técnico. Então, essa pode ser a chance que você estava esperando para começar sua carreira. E assim, garantir um excelente salário que ultrapassa os 5 mil reais por mês.
Então, se quer saber mais sobre esse assunto, bem como as matérias que caem no Concurso INSS 2022, não deixe de acompanhar esse texto até o final. Leia com atenção para não perder nenhum detalhe.
Estima-se que mais de mil vagas estão abertas no Instituto Nacional do Seguro Social, e a pedido do Ministério Público Federal, o Concurso INSS 2022 ocorrerá este ano para preenchimento dessas vagas.
Segundo o Instituto, essas vagas foram abertas por conta de aposentadorias de servidores e também para outros serviços. Por isso, o nível de escolaridade é médio e técnico.
Devido a essa defasagem, a fila de espera para recebimento de benefício só aumenta. Então, milhares de brasileiros que fizeram o pedido de benefícios como aposentadoria por idade, ou Benefício de Prestação Continuada, o BPC, para pessoas portadoras de deficiências, aguardam uma resposta por parte do Instituto.
Como, na maioria desses casos, a pessoa encontra-se impedida de trabalhar, o Ministério Público pediu urgência na realização do Processo Seletivo. Logo, com o intuito de contratar profissionais para agilizar esses pedidos que se encontram parados até o momento.
Segundo o Instituto, estão disponíveis para preenchimento através do Concurso INSS 2022, cerca de mil vagas de nível técnico para o cargo de Técnico do Seguro Social nas áreas administrativas.
Essas vagas podem ser preenchidas por candidatos com ensino médio completo, ou curso técnico de especialização na área.
O profissional que preencher a vaga, deverá trabalhar com atendimento ao público. E também outras funções como dar assistência a seus superiores em processos administrativos.
Além disso, realizar atividades que dizem respeito ao reconhecimento dos direitos previdenciários do cidadão, fazer a tramitação e movimentação de processos e documentos. Por fim, deve fazer estudos e levantamentos para obtenção de informações, além de outras atividades administrativas e normativas do INSS.
Após passar pelo Processo Seletivo, e conquistar uma vaga no INSS, o profissional deverá exercer todas as atividades citadas acima. E para isso, receberá uma remuneração condizente com as suas funções.
Dessa forma, o salário oferecido para esses profissionais de nível técnico chega a 5,9 mil reais mensais. Além do salário, o profissional contratado pelo INSS receberá um auxílio alimentação, que está atualmente em cerca de 450 reais mensais.
As inscrições para participar do Concurso INSS 2022 estão abertas desde o dia 16 de setembro. A previsão é que o prazo para realizar sua candidatura termine no dia 3 de outubro deste ano.
A realização das inscrições deve ser feita através do site da organizadora do concurso, a Cebraspe.
A taxa de inscrição é de 85 reais e deve ser paga até o dia 21 de outubro de 2022. No entanto, para quem deseja pedir a isenção dessa taxa, o prazo também é o mesmo da candidatura, ou seja, entre os dias 16 de setembro e 3 de outubro.
A previsão é que as provas do Concurso INSS 2022 sejam aplicadas em 27 de novembro deste ano.
Segundo a organizadora do Processo seletivo, as questões da prova serão baseadas em diversas disciplinas, como, por exemplo:
Para estar preparado para a prova objetiva do Concurso INSS 2022, é necessário se aprofundar em todos esses temas.
Todas as matérias e temas, além da aplicação das provas e todos os detalhes a respeito das provas estão disponíveis para consulta no edital do concurso. Para isso, basta acessar o site da Cebraspe, que é a banca organizadora do processo seletivo.
Agora que você já sabe quais as matérias, bem como mais detalhes sobre o Concurso INSS 2022, estude. Ademais, se prepare e faça sua inscrição dentro do prazo para garantir sua vaga em uma das maiores instituições do Brasil.