Trabalhadores com carteira assinada têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, os recursos só são liberados em situações especificas previstas em lei. Confira a seguir.
O FGTS é uma espécie de “poupança” criada para o trabalhador assim que assina o contrato de admissão. Mensalmente o empregador deve depositar na conta de seu funcionário uma quantia equivalente a 8% do salário concedido.
Porém, vale ressaltar que não são apenas os trabalhadores formais que têm direito ao FGTS. Veja todos os cidadãos que podem contar com a poupança:
Como mencionado, o trabalhador não consegue resgatar o saldo quando quiser, isso porque, há situações específicas previstas em lei que autorizam a ação. Veja em quais casos é possível sacar o FGTS em 2022:
No que se refere ao valor do FGTS, este depende do saldo disponível na conta do trabalhador. Lembrando que um mesmo titular pode ter mais de uma conta no Fundo de Garantia, conforme a quantidade de vezes que trabalhou em empresas diferentes.