O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou oficialmente o calendário de atendimentos em agências nesta Semana Santa. Segundo a autarquia, haverá alterações em decorrência do feriado prolongado. Assim, os segurados precisam se programar para não perder a viagem.
Por meio de nota, o INSS anunciou este calendário para os atendimentos presenciais nas agências:
O INSS também divulgou o calendário do atendimento remoto pelo número 135:
No feriado da Sexta-Feira Santa não haverá o atendimento humano por telefone. Contudo, mesmo nesta data o cidadão poderá acessar os canais do INSS para realizar atividades que não exijam um atendente. Por exemplo:
O aplicativo do Meu INSS não será interrompido em nenhum momento no decorrer desta semana. O cidadão poderá usar o dispositivo para realizar atividades que não exigem o contato com um atendente humano mesmo na Sexta-Feira Santa.
Pelo aplicativo é possível:
Mesmo no feriado, o cidadão também poderá usar o aplicativo do Meu INSS para contatar a assistente virtual Helô. O robô pode sanar algumas dúvidas mesmo no feriado.
A sexta-feira (7) é feriado nacional estabelecido em lei. Milhões de trabalhadores devem aproveitar a data para descansar ou mesmo viajar. Em regra geral, os empregadores são obrigados a liberar os seus funcionários.
Em alguns estados, está sendo liberado o ponto facultativo já na quinta-feira (6). Contudo, esta decisão não deve impactar o funcionamento do INSS na sua região nesta data.
Mesmo em dias que não são feriados, o segurado do INSS pode verificar se pode resolver determinado assunto de maneira remota. Assim, ele não vai precisar se preocupar em sair de casa e enfrentar uma longa fila para ser atendido.
Além do INSS, outros serviços também anunciaram que devem ficar de portas fechadas no feriado da Sexta-Feira Santa. É o caso dos bancos, por exemplo. Em conjunto, eles já anunciaram que não devem abrir as suas agências nestas datas.
Entretanto, os serviços remotos seguirão funcionando normalmente.
“Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz Walter Tadeu Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
O cidadão precisa atentar para o feriado para evitar erros em um futuro próximo. Em regra geral, os boletos costumam ter a data de vencimento prorrogada por causa de feriados. Mas é importante conferir qual é a data limite do seu pagamento, para não ter que pagar juros depois.
Contas de água, luz, energia elétrica e telefone que vencem exatamente no dia do feriado, podem ser pagas até o próximo dia útil depois da data. A Febraban, no entanto, indica que o melhor a se fazer é se antecipar e pagar antes do feriado para evitar qualquer tipo de risco.