Limpar a casa muitas vezes pode ser uma atividade desagradável, principalmente quando surge algo inesperado. Por exemplo, alguém diz que está indo até sua casa para te fazer uma visita e você percebe que a casa está uma bagunça. A primeira reação é desespero e tudo o que você mais quer é limpar rapidamente.
Por outro lado, há dias em que somente não se quer gastar tempo limpando a casa. Assim, a primeira sensação é de deixar tudo pra lá. Mas, calma, é melhor terminar rapidamente o serviço para aproveitar o resto do dia, não?
Muitas vezes a limpeza rápida pode ser superficial, mas de fato pode ser muito útil. Principalmente quando há uma emergência. Além disso, vale lembrar que é melhor ter feito algo do que não fazer nada. Há quem diga que é melhor fazer uma limpeza rápida com mais frequência do que fazer uma única vez de forma perfeita.
Esse pensamento tem fundamento, pois a faxina geral em apenas um dia, pode deixar uma pessoa muito cansada. Além disso, corre o risco de não ficar realmente perfeita. Por causa disso, a limpeza rápida, no entanto cautelosa, mais vezes durante a semana pode tornar uma rotina menos cansativa.
Pensando nisso, fique tranquilo e veja a seguir cinco dicas para você conseguir limpar a casa mais rápido. Aliás, vale lembrar que dividir as tarefas com outra pessoa pode otimizar o tempo. Por isso, para potencializar as dicas, convide alguém para realizar a faxina e assim, ficar livre mais rápido.
O banheiro costuma ser o lugar mais visto por uma visita. Afinal, ela estará sozinha, sem ninguém para saber que ela está olhando as imperfeições. Portanto, essa deverá ser a prioridade de uma limpeza rápida. Além disso, o banheiro é o lugar que mais incomoda quando fica muito tempo sem lavar a casa.
Logo, para fazer uma limpeza rápida nesse cômodo, coloque um pouco de água na pia com água sanitária. Em seguida, com uma escova esfregue a superfície e a torneira e enxágue. Para o vaso, jogue sabão em pó e água sanitária e com a vassourinha limpe as laterais do vaso. Enxague as bordas e pronto. Para o chão, puxe a água e seque o piso. Por fim, após isso, utilize um spray para perfumar o ambiente.
Retire os objetos que estão fora do lugar, pois, isso dará a aparência de uma casa mais arrumada. Além disso, facilitará na hora de limpar e você poupará tempo. Uma vez que não terá que ficar recolhendo material ao longo da limpeza. Portanto, com apenas 15 minutos, você é capaz de dobrar roupas sobre a cama ou a cadeira e guardá-las ou colocá-las no cesto.
Primeiro, limpe o que é prioridade e comece pelas estantes e móveis altos. Dessa maneira, a sujeira das regiões cairão no chão, o último alvo da limpeza. Além disso, começar por cima irá te poupar tempo e energia. Por exemplo, você acabou de limpar o chão, mas esqueceu de lavar a louça. Desse modo, vai cair respingos de água e até mesmo sujeiras das louças. Portanto, o chão por último!
Por falar em louça, lave-as assim que chegar a cozinha, pois a pia limpa consegue motivar o término da faxina.
Dê preferência por varrer o chão ao invés de passar pano úmido, pois você terá que secar muitas vezes. Assim, com apenas a vassoura, deixará o piso mais limpo com apenas um serviço. Caso haja uma sujeira mais difícil no piso, você poderá limpar com o pano apenas aquela área. Dessa maneira, irá poupar muito tempo.
Por outro lado, para limpar os móveis, prefira o pano de microfibra úmido e evite panos com fibras. Pois, eles irão deixar muitas lãs nas superfícies e substituirá a poeira.
Por fim, esteja presente em cada serviço e fuja das distrações. Pois, ficar olhando o celular de cinco em cinco minutos te fará perder tempo. Além disso, te dará a sensação de cansaço, como se a tarefa de limpeza nunca irá acabar.
Logo, para evitar se desconcentrar, você pode usar seu celular para ouvir músicas enquanto limpa a casa. Dessa maneira, a tarefa será muito mais rápido. Além disso, trará para esse um momento um pouco mais de diversão.