Dicas - Concursos Públicos

Vantagens da da aprendizagem síncrona

Aprendizagem síncrona é o tipo de aprendizagem que você obteria em uma sala de aula tradicional: todos estão lá ao mesmo tempo, interagindo e recebendo as mesmas informações simultaneamente. As configurações síncronas são conduzidas e facilitadas pelo professor.

Vale dizer que mesmo os cursos presenciais em um ambiente escolar tradicional usam aprendizagem síncrona. Em um ambiente online, as salas de aula síncronas usam aplicativos para chat, videoconferência, transmissão ao vivo e outros métodos para que toda a classe se reúna ao mesmo tempo.

Os estudantes geralmente são capazes de interagir uns com os outros e com o professor, respondendo a perguntas e obtendo ajuda em tempo real.

Falamos bastante aqui no Notícias Concursos sobre o ensino remoto, ensino híbrido, assim como aplicativos para favorecer esse estilo de aula. Exemplo de artigo para você ler: Zoom x Google Meet: Qual é o melhor para aulas online?

Benefícios da aprendizagem síncrona

Conexão pessoal: é muito mais fácil para professores e alunos formarem conexões entre si quando se encontram cara a cara, mesmo que virtualmente.

Menos problemas de comunicação: quando os professores estão se reunindo com os estudantes em tempo real, eles podem ser claros e responder a quaisquer perguntas ou confusão imediatamente, de forma que os alunos fiquem confusos ou se perguntando o que fazer a seguir.

Mais esclarecimentos: da mesma forma, é muito mais fácil para os alunos fazer perguntas e esclarecer conceitos. Ao ensinar em tempo real, essas perguntas ajudam os professores a saber quando precisam diminuir o ritmo ou passar algum tempo revisando um tópico, assim como fariam em uma sala de aula tradicional.

Trabalho em grupo: quando os professores atribuem trabalho em grupo ou em parceria, as coisas tendem a ser mais tranquilas quando os alunos podem se reunir em tempo real. Eles podem conversar e se conhecer enquanto trabalham juntos na tarefa ou no projeto.

Check-ins fáceis: os professores gostam de saber quais estudantes podem estar tendo problemas ou ficando para trás, e simplesmente poder ver as expressões faciais ou observá-los trabalhando em um problema os ajuda a saber quem pode precisar de mais ajuda. Sem ser capaz de ver todos em tempo real, os alunos podem ficar muito para trás antes que os professores percebam.

Estrutura: Muitos alunos precisam da estrutura e da responsabilidade que o aprendizado síncrono oferece. Os alunos que prosperam na rotina gostam de poder contar com o que vem a cada dia. Sem um horário de aula definido, alguns alunos não têm a motivação ou as habilidades de gerenciamento de tempo para concluir seu trabalho.

Cultura de sala de aula: um dos grandes benefícios de se reunir em uma sala de aula física é o senso de cultura de sala de aula e camaradagem que alunos e professores sentem. O aprendizado online síncrono fornece mais um senso de cultura do que o aprendizado assíncrono.

Feedback instantâneo: os alunos podem descobrir imediatamente se estão no caminho certo ou se precisam corrigir algo porque o professor está ali. Eles não precisam esperar por uma resposta a um e-mail e não perderão seu tempo fazendo algo errado enquanto aguardam a resposta de seu professor.

E então, curtiu conhecer mais sobre esse modelo de aprendizagem que está tão presente no cotidiano brasileiro atualmente?

Não deixe de ler também – Ensino híbrido: O que é e as vantagens para alunos e professores