Economia

VALORES A RECEBER: Nova fase começa neste mês de agosto? VEJA COMO CONSULTAR E SACAR SEU DINHEIRO ESQUECIDO

A população brasileira ainda aguarda ansiosamente pela liberação do segundo lote de consultas do Sistema Valores a Receber do Banco Central (BC). Os valores esquecidos acumulam 4 bilhões.

 

Sistema Valores a Receber

De acordo com o BC, nessa segunda fase – ainda sem previsão de ser iniciada -, mais de R$ 4,1 bilhões serão devolvidos aos seus respectivos donos. Os recursos são de origem de:

  • Contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

 

Como consultar e sacar Valores a Receber

Para realizar a consulta no sistema, será necessário acessar a plataforma do Banco Central (BC). Na ocasião, o cidadão terá que informar o número do CPF e a data de nascimento.

No entanto, até o momento as consultas e solicitações de resgates estão “temporariamente suspensas para aprimoramento”. Isso porque, a segunda fase dos procedimentos ainda não foi liberada pelo BC.

Ademais, para consultar dinheiro esquecido é preciso ter acesso à conta Gov.br, nível prata ou ouro.

Feita a consulta inicial, veja o procedimento seguinte:

  1. Acesse o site na data previamente informada;
  2. Faça o login;
  3. Consulte alguma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido;
  4. Clique na opção “Solicitar por aqui”, para receber via Pix, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato e escolher a instituição para o repasse.

 

Novas regras Valores a Receber

Com o fim da primeira fase de consultas e transferências dos Valores a Receber, algumas mudanças foram implementadas. Confira:

  • Não será mais necessário agendar a transferência dos valores esquecidos. O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta;
  • O sistema terá novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Sendo assim, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados.