Nesta terça-feira, 08 de março, pessoas e empresas seguem podendo retirar a quantia esquecida em seu nome. O agendamento dos saques começou desde a última segunda-feira (07) para clientes nascidos antes de 1968 e para empresas abertas antes deste ano.
Nada menos que 114 milhões de pessoas consultaram o portal do Banco Central para verificarem o resgate do benefício. Do total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm valores a receber.
Os cidadãos podem ter existência de saldos residuais em bancos. Nessa situação, o Banco Central confirmou que para cada cliente há uma data e um horário de retorno para agendar a retirada. Essa etapa exigirá conta nível prata ou ouro do portal Gov.br.
O dinheiro esquecido, com valores a receber, poderá ser sacado a partir desta segunda-feira, 07 de março. Veja abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:
Por fim, é preciso clicar em uma das opções indicadas pelo sistema para o resgate:
O calendário oficial dos Valores a receber já pode ser consultado. A partir desse momento, quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse mesmo ano poderá conhecer o saldo que tem para receber, ou seja, o valor residual. O resgate poderá ser feito entre 7 e 11 de março, no Valores a Receber.
O portal informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o cliente perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.
Para as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.
Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O cidadão ou empresa que perderem os prazos poderão receber os recursos depois, pois eles continuarão guardados pelos bancos até o correntista pedir o saque.
Sendo assim, após o pedido de saque, o banco terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do PIX ocorram mais rápido. Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões.