O Auxílio Gás, benefício assistencial do Governo Federal, fará o primeiro repasse do ano em fevereiro. O valor da parcela depende da média nacional do botijão de gás dos últimos 6 meses, divulgada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
No entanto, o Governo Federal já divulgou o valor que os beneficiários vão receber em fevereiro, que será de R$ 102. A seguir, confira mais detalhes sobre o pagamento, quem pode receber e o calendário oficial com todas as datas dos repasses.
O Auxílio Gás é um benefício assistencial do Governo Federal destinado para as famílias de baixa renda do Brasil. Nesse sentido, a principal regra é ter renda mensal de até meio salário mínimo per capita.
Além disso, famílias que ganham até três salários mínimos, bem como aquelas que ultrapassam esse valor, mas recebem outros benefícios assistenciais, também podem participar.
Além da regra da renda, outra exigência importante é o cadastro no CadÚnico. Isso porque é através dele que o governo terá acesso aos dados da família para concessão do benefício.
Ademais, vale lembrar que o ingresso de novos beneficiários depende do orçamento da União, que ainda é limitado para este benefício. Por isso, nem todas as pessoas que se enquadram em todas as regras irão, de fato, ter acesso às parcelas.
Pensando nisso, o governo criou uma lista de prioridades, que define quem terá direito a ingressar primeiro no Auxílio Gás. Confira:
Os repasses do Auxílio Gás estão previstos para começarem no dia 16 de fevereiro, seguindo até o dia 29. Os depósitos seguem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários, de modo que a cada dia um novo grupo tenha acesso aos recursos.
A seguir, confira todas as datas dos repasses:
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses do Auxílio Gás. Assim, realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos.
Dessa maneira, é possível movimentar os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo app é possível realizar transferências, PIX, pagamento de boletos, bem como acessar diversos outros serviços do banco.
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento para saque do Bolsa Família e do Auxilio Gás:
Os beneficiários podem consultar o valor do benefício nos dias anteriores a cada rodada de pagamentos. Além disso, quem ainda não faz parte do programa também pode utilizar os mesmos canais para conferir se teve o benefício aprovado. Veja quais são: