As relações de trabalho estão em constante mudança. Dessa forma, muitas pessoas estão preferindo mudar a sua forma de contratação de CLT para PJ. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale mais a pena contratar CLT ou PJ, bem como apontar os prós e os contras.
Enquanto colaborador de uma empresa, é possível trabalhar como empregado formal com garantias da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou como PJ (Pessoa Jurídica). Mas, a palavra final é do empregador na hora da admissão.
Assim, é preciso analisar os dois lados da moeda:
Entre as principais vantagens do empregado em ser CLT, tem-se:
Entre as principais vantagens do empregado em ser PJ, tem-se:
Porém, tem que se ter claro que, a prestação de serviço também envolve o pagamento de impostos. Assim, os valores são definidos a partir do porte da empresa, do seu faturamento e da atividade realizada. Mas, mesmo assim, a tendência é que financeiramente o custo seja menor, o que aumenta o valor pago pelo serviço.
Entre as desvantagens do empregado em ser PJ tem-se:
Para as empresas, é necessário ter maior cautela na definição de contratar um empregado formal na CLT ou contratar uma PJ, uma vez que pode influenciar no crescimento e na produtividade da empresa.
Portanto, é necessário fazer uma análise bem profunda sobre todas as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Em uma análise mais superficial, a contratação de um PJ é mais vantajosa para a empresa, olhando para a questão financeira, pois reduzirá a burocracia e o pagamento dos impostos.
Por outro lado, não é possível esquecer que não há vínculo definitivo com a empresa, pois a contratação é por trabalho realizado, claro que, prezando pela qualidade dos serviços oferecidos.
Mas, é necessário considerar também, a grosso modo, que apesar de apresentar maior custo para a empresa, a contratação do CLT pode gerar vínculos e relacionamentos entre os colaboradores, o que consequentemente causará maior produtividade para a empresa.
É possível também, que o empreendedor decida por terceirizar alguns serviços realizados, e outros, serviços sejam realizados por empregados CLT. Esta é a maneira mais adequada para a empresa.
Para isso, é preciso sempre fazer um estudo da situação envolvida e decidir pela melhor opção para determinado tipo de serviço a ser realizado.
Por fim, agora você já sabe tudo sobre as contratações CLT e PJ para, dessa forma, tomar a melhor decisão para o seu negócio e, também, para a vida do seu colaborador. Afinal, é preciso que ambos estejam de acordo para que, assim, o trabalho se desenvolva de forma saudável.