O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamento do programa neste mês de fevereiro. Os repasses serão retomados oficialmente nesta segunda-feira (21).
Mas o fato é que muita gente ainda não conseguiu receber nenhuma parcela do benefício até aqui. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal já liberou três lotes dos pagamentos do programa em questão. O primeiro e o segundo aconteceram nos meses de dezembro do ano passado e janeiro de 2022.
Esses dois corresponderam ao primeiro pagamento do programa. Ao todo, cerca de 5,5 milhões de brasileiros conseguiram pegar essa quantia em questão. A terceira liberação é justamente esta que está acontecendo agora em fevereiro. Ainda com base nos números do Ministério da Cidadania, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão pegando esse dinheiro agora.
Quem ainda não conseguiu receber nada, está preocupado. Afinal de contas, por que isso está acontecendo? Os motivos podem ser muitos e irão depender do usuário. Mas em geral, a resposta para maioria é uma só: não há espaço no orçamento para pagar o vale-gás para todo mundo que precisa do dinheiro neste momento.
Então mesmo que você se encaixe em todas as regras do programa, ainda vai ser preciso esperar até que o Ministério da Cidadania escolha o seu nome para entrar no projeto. Quando isso vai acontecer? Não tem como saber. A pasta afirma que vai fazer novas inserções aos poucos. Você poderá entrar ou não.
De acordo com as regras gerais do programa em questão, para ter direito ao vale-gás nacional é preciso ter um cadastro ativo no Cadúnico. Além disso, é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606).
Também é preciso ficar claro que as pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao projeto em questão. São idosos com mais de 65 anos de idade que recebem o dinheiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ao todo, o Brasil tem cerca de 24 milhões de pessoas que se encaixam nesta situação. Mas, como dito, apenas cerca de 5,6 milhões delas é que estão conseguindo receber o benefício. Isso tomando como base os dados da folha de pagamento deste mês de fevereiro.
Como o Governo Federal alega que não tem dinheiro para pagar o vale-gás nacional para 24 milhões de pessoas, então eles decidiram fazer uma delimitação. Eles elencaram uma cadeia de prioridades no projeto.
O que se sabe é que as pessoas que estão no Auxílio Brasil têm preferência no recebimento do programa em questão. Além disso, eles também estão dando prioridade para as pessoas que possuem uma renda per capita mais baixa.
Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Cidadania disse que a ideia é equiparar o número de usuários do vale-gás com o do Auxílio Brasil, que está atendendo agora em fevereiro cerca de 18 milhões de pessoas. Mas essa equiparação só deve se concretizar em setembro de 2023.