O Governo Federal segue firme com a ideia de pagar o vale-gás nacional ainda neste ano de 2021. Mas para conseguir fazer isso, eles precisarão correr para atender todo mundo. De acordo com fontes de dentro do Ministério da Cidadania, a ideia agora é começar a fazer esses repasses na próxima semana.
Na noite desta última quarta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que libera R$ 300 milhões para os pagamentos desse programa. Esse era portanto o passo que faltava para que as liberações começassem de fato. Então dá para dizer que agora nada mais impede que o Planalto inicie esses repasses.
Para esta semana, já se admite que não há mais tempo hábil para fazer essas liberações. Principalmente porque se sabe que o Governo ainda está com o foco nos repasses finais do Auxílio Brasil este ano. Então o vale-gás nacional deve ficar mesmo é para a próxima semana. Até lá, falta resolver uma série de pontos.
O Governo já traçou uma métrica para decidir quem vai receber o vale-gás agora em dezembro, faltando apenas selecionar de fato as pessoas. É preciso fazer um minucioso processo de pesquisa de dados no Cadúnico para descobrir quem são os brasileiros que poderão receber o benefício em questão.
De acordo com informações da emissora CNN, o Governo Federal ainda está tentando encontrar dados de mulheres que tenham sofrido violência doméstica. É que pelo texto do projeto em questão, essas cidadãs terão prioridade para o recebimento do novo benefício social ainda neste mês de dezembro.
Ainda na noite desta quarta-feira (22), jornalistas da emissora CNN Brasil informaram que fontes do Palácio do Planalto estão dizendo que nem todo mundo vai conseguir receber o vale-gás nacional ainda este ano.
Então mesmo considerando o grupo de 5,5 milhões de brasileiros, teremos aí pessoas que não irão conseguir acessar o dinheiro. A demora estaria acontecendo justamente por causa desses atrasos nas análises dos dados dos usuários.
Quem ficar de fora agora em dezembro vai poder entrar no próximo ano. Ou pelo menos ter uma chance disso. De acordo com o Governo Federal, esses brasileiros irão poder tentar fazer parte do projeto depois.
Acontece, no entanto, que as chances não são muito grandes. Tomando como base o orçamento do programa para o próximo ano, é de se imaginar que não existirão muitas vagas disponíveis nos próximos meses.
Importante lembrar que o vale-gás nacional vai servir como uma espécie de programa com pagamentos bimestrais. Caso se confirme o primeiro repasse para dezembro, o segundo só aconteceria em fevereiro.
A proposta, de acordo com o projeto, é fazer com que o Governo pague sempre pelo menos a metade do preço médio do botijão de gás de 13kg. Para este mês de dezembro, a expectativa é que eles repassem R$ 48. Mas é preciso prestar atenção porque essas informações podem mudar a qualquer momento.