Direitos do Trabalhador

Vale-gás: fila de espera para o programa deve seguir no segundo pagamento

O Governo Federal concluiu na última semana a primeira leva de repasses do ano do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de pessoas receberam os R$ 52 em janeiro. E ainda segundo esses mesmos dados, outros 18 milhões que têm direito ao benefício, não conseguiram entrar na folha de pagamento.

Essa fila de espera para entrar no projeto é formada por pessoas que têm direito de pegar o dinheiro mas que não entraram no programa. De acordo com o Governo Federal, isso aconteceu por uma questão de falta de espaço no orçamento. Como não havia espaço para pagar todo mundo, eles liberaram a quantia apenas para uma parcela da população.

O que pesa aqui é que essas 18 milhões de pessoas que possuem o direito e ainda assim não entraram no programa querem saber quando é que elas irão receber o benefício. Ainda não dá para saber essa resposta porque o Governo ainda não confirmou essa informação. Mas já dá para adiantar uma coisa: a fila de espera vai continuar.

Então para a segunda parcela do programa o Governo vai seguir sem conseguir pagar o benefício para todo mundo que tem direito ao projeto. Como é possível saber disso? Acontece que o Planalto já sancionou o orçamento de 2022 para o vale-gás nacional. E o fato é que não há dinheiro suficiente para pagar a quantia para todo mundo.

O que se sabe é que essa situação vai seguir não apenas para este segundo pagamento, como também para o ano inteiro. É que o orçamento sancionado é válido até o final de 2022. Com o patamar que eles aprovaram e com os valores médios das liberações, é possível saber que não há espaço para todo mundo.

Algumas pessoas poderão entrar?

Sim. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, é muito provável que algumas pessoas irão conseguir entrar no vale-gás nacional no próximo pagamento. A ideia é fazer essas novas inserções a cada mês.

O que precisa ficar claro é que não estamos falando de muita gente. Apesar de ainda não existir uma confirmação oficial, o mais provável é que a entrada de novos usuários acabe ficando na casa de algumas centenas de milhares. A fila de espera, como dito, vai continuar.

O que preciso fazer para estar entre os selecionados?

Não há o que possa ser feito para entrar no vale-gás nacional. Se você está no Cadúnico ou faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) basta portanto esperar por uma resposta. O Ministério da Cidadania vai fazer essa seleção.

Quem cumpre todas as regras de entrada no programa vai ter chance de receber o benefício. Quem não cumpre, não vai receber de jeito nenhum. Pelo menos é isso o que o próprio Ministério da Cidadania está dizendo agora.

Vale-gás nacional

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de dezembro. Mas naquele momento apenas as pessoas que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que podiam pegar o dinheiro.

A verdade é que a grande maioria dos usuários do vale-gás nacional pegaram a quantia mesmo neste último mês de janeiro. Eles receberam a quantia de forma retroativa. A expectativa é que o segundo pagamento do programa aconteça somente em março.