O Governo Federal começou nesta terça-feira (18) os pagamentos de dois dos seus maiores programas sociais. Um deles é o Auxílio Brasil e o outro é o vale-gás nacional. Ambos os projetos funcionam com base em um mesmo salário e possuem basicamente a mesma forma de liberação.
Mas é preciso prestar atenção em um detalhe importante em toda essa história. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo mundo que está no Auxílio Brasil vai conseguir receber o vale-gás nacional. O fato é que pelo menos neste primeiro momento apenas cerca de um terço poderão pegar esse dinheiro.
De acordo com dados oficiais do próprio Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil do Governo Federal vai atender cerca de 17,5 milhões de brasileiros neste mês de janeiro. Por outro lado, o vale-gás nacional deve atender cerca de 5,4 milhões de pessoas neste mesmo período de tempo.
Em tese, o que se sabe é que todos os usuários do vale-gás serão naturais do Auxílio Brasil. Então esses 5,4 milhões de pessoas irão receber os dois programas sociais de uma só vez. Do outro lado, todos os outros ficarão apenas com o novo Bolsa Família e, pelo menos neste primeiro momento, não pegaram esse valor adicional.
Vale lembrar que o Governo Federal pretende aumentar o número de usuários do vale-gás nacional nos próximos meses. Mas não se sabe exatamente quando e como isso vai acontecer de fato. Por isso, é preciso esperar para saber como toda essa história vai se desenrolar pelos próximos dias.
Sim. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, pessoas que não conseguiram entrar no vale-gás nacional neste mês de janeiro poderão ter mais chances nos meses seguintes. Pelo menos é o que se sabe.
Mas vale sempre lembrar que é preciso seguir as regras do programa para fazer parte do vale-gás nacional. E entre essas normas está a participação no Cadúnico. Então quem não tem esse perfil não vai poder entrar de jeito nenhum.
Em tese, as pessoas que estão no Auxílio Brasil terão prioridade na entrada do vale-gás nacional. Então quem está neste programa certamente vai ter mais chances de fazer parte do projeto de ajuda na compra do botijão.
Mas isso não significa que ninguém de fora do Auxílio Brasil vai receber o vale-gás. De acordo com o projeto original, quem faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também vai poder receber o vale-gás.
No início desta semana, o Governo Federal divulgou o calendário oficial do vale-gás nacional. A ideia é que sejam as mesmas datas que existem para os repasses do Auxílio Brasil neste momento.
A única diferença é que o vale-gás não vai fazer pagamentos todos os meses. O Governo Federal vai liberar esse dinheiro apenas a cada dois meses. Como o primeiro já saiu agora em janeiro, o segundo deve sair em março.