Empreendedorismo

Vale a pena vender usando marketplace?

Nos dias atuais, a venda realizada pelas plataformas de marketplaces está sendo muito utilizada, tendo em vista a maior abrangência que os produtos comercializados possuem. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena vender usando marketplace.

Vale a pena vender usando marketplace — Reprodução Canva

Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar as plataformas de marketplaces para comercialização dos produtos?

Apresentaremos na sequência as vantagens e desvantagens de utilizar plataformas de marketplace para compra e venda de produtos:

Burocracia

A burocracia se torna reduzida na utilização das plataformas de marketplace, uma vez que é necessário somente fazer um cadastro em uma plataforma e começar a comercializar, utilizando somente o seu CPF.

Assim, se torna uma boa opção para quem não tem a intenção de abrir uma empresa, poupando tempo e dinheiro. Mas, é preciso que fique claro, que apesar de estar usando o seu CPF, você precisa pagar os impostos incidentes sobre as vendas.

Facilidade na criação e manutenção de um canal de vendas

A partir do momento em que você cria o seu perfil como vendedor nas plataformas de marketplace como Mercado Livre, OLX, Amazon, Submarino, entre tantas outras, é possível fazer o cadastro de alguns produtos e finalizado o cadastro, começar a vender.

Para manutenção do seu canal de vendas, é preciso que você faça o gerenciamento, sem precisar se preocupar com o seu processamento. Evitará transtornos como: site fora do ar, falhas na segurança dos dados e no processamento de pagamentos.

Estar atento aos custos

O único custo envolvido com a comercialização de produtos, utilizando o marketplace, é a comissão paga nas vendas realizadas, que pode ultrapassar a 15%. Esta comissão envolverá todas as despesas com a plataforma, hospedagem, segurança, pagamentos, manutenção do site e outros custos envolvidos no processo.

Redução da liberdade de ação

É uma das desvantagens de utilizar os marketplaces para comercialização, a redução da liberdade de ação, tendo em vista o fato de ter que seguir as regras determinadas pela plataforma.

Assim, a plataforma define como será a ordenação dos anúncios e, dessa forma, poderá obter maior ou pior sorte nos resultados de busca sobre o produto. Ainda, estará sujeito a regras sobre o formato dos anúncios, resolver conflitos com clientes, maneiras de pagamento e entrega. Em caso de descumprimento das regras, é possível que você sofra penalidades.

Ações de marketing direcionadas aos produtos

É possível que você realize ações de marketing para o seu produto e atraia clientes com os anúncios, apesar de que as melhores plataformas já fazem marketing para atrair e converter leads. Os anúncios feitos pela plataforma tem a intenção de ganhar as comissões das vendas realizadas.

Observar as questões de tráfego

Quando você faz um perfil de vendedor em páginas de marketplaces, seus produtos começarão a ser apresentados em resultados de busca na plataforma. Normalmente, os marketplaces estão bem posicionados nos mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo.

Mas, se você tiver muita concorrência no produto, é possível que seus anúncios não estejam no topo das listas de opções. Assim, opte por apresentar itens diferenciados e preços reduzidos, pois possuem maior chance de estar no topo das listas.

Então, vale a pena vender usando o marketplace?

Existem muitas vantagens de vender os produtos no marketplace, desde que você fique atento a algumas questões como: tipo e diferenciação do produto, estrutura de mercado, diferenciais competitivos e estratégias de negócio.

Outra questão, é apresentar preços mais baixos, pois você perde em lucratividade, mas ganha em quantidade de vendas. Além disso, se torna um diferencial diante da concorrência.

Assim, é preciso também avaliar a perda de orçamento com a cobrança da comissão pelas vendas. Veja: se você vender bastante, a comissão sobre as vendas não se altera, e terá um nível de lucratividade menor. 

Dessa forma, a venda utilizando marketplaces é vantajosa sempre que o empreendedor estiver iniciando com a empresa, e não quer investir muito dinheiro no momento inicial.

Mas é possível manter as duas formas de comercialização: loja virtual e marketplace a um prazo maior, uma vez que é possível você desenvolver a sua marca com a loja virtual.

Ao mesmo tempo em que você prospecta clientes utilizando o marketplace, com a estratégia de menor preço, é possível que você realize as suas vendas, com maior lucratividade utilizando o e-commerce.

Por fim, vale a pena sim vender usando o marketplace. Mas, com o tempo, é aconselhável você investir em uma loja virtual, para ter maior lucratividade. Assim, reúna todas as dicas e informações aqui passadas e comece a planejar o seu mais novo empreendimento!