O Auxílio Gás é um benefício assistencial do Governo Federal que ajuda as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha. Nesse sentido, o valor do benefício varia conforme a média nacional do botijão de 13kg dos últimos 6 meses, divulgada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Os repasses do Auxílio Gás seguem o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. Assim, com a chegada de uma nova rodada de pagamentos do programa, os beneficiários se perguntam se em março haverá um novo pagamento do Auxílio Gás.
A seguir, confira a matéria na íntegra e entenda tudo sobre os depósitos do benefício, veja quem pode participar do programa, o calendário oficial e como fazer a consulta online.
O Auxílio Gás é um direito das família brasileiras de baixa renda. Para participar é necessário ter renda per capita de até meio salário mínimo. As famílias que possuem renda mensal total de até três salários mínimos também podem se inscrever no programa.
Além disso, também é fundamental se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais).
Ademais, vale lembrar que as pessoas que fazem parte de outros programas assistenciais, como o Bolsa Família, também podem receber o Auxílio Gás.
No entanto, o orçamento para o programa ainda é baixo, o que faz com que muitas pessoas que se enquadram nas regras de participação fiquem de fora.
Pensando nisso, o governo criou uma lista de prioridades, que define quem terá direito a ingressar primeiro no Auxílio Gás. Confira:
É importante ressaltar que não existe um cadastro específico diretamente para o Auxílio Gás. Isso porque os interessados deverão se cadastrar no CadÚnico.
O CadÚnico é o sistema que reúne os dados das famílias de baixa renda do Brasil, a fim de direcioná-las para os programas sociais do Governo Federal.
É por meio desse sistema que o governo consegue identificar as famílias que têm direito ao Auxílio Gás. Assim, realiza a concessão de forma automática, segundo o orçamento da União.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), portando os seguintes documentos:
Em primeiro lugar, vale lembrar que o Auxílio Gás é um benefício bimestral. Isso significa que os repasses ocorrem a cada dois meses.
Assim, como os últimos depósitos ocorreram em fevereiro de 2024, este mês não haverá pagamento do Auxílio Gás. Dessa maneira, o benefício volta a ser pago em abril de 2024 para todos os inscritos.
Este mês não haverá repasse do Auxílio Gás, mas os beneficiários do programa já podem conferir quando serão os próximos depósitos.
As datas seguem o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Confira:
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses do Auxílio Gás. Assim, realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos.
Dessa maneira, é possível movimentar os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo app é possível realizar transferências, PIX, pagamento de boletos, bem como acessar diversos outros serviços do banco
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento para saque do benefício:
Os beneficiários podem consultar o valor do Auxílio Gás nos dias anteriores a cada rodada de pagamentos. Além disso, quem ainda não faz parte do programa também pode utilizar os mesmos canais para conferir se teve o benefício aprovado. Veja quais são: