O termo “caudilhismo” é usado para definir uma prática que surgiu no Império Romano e que foi usada por muitos séculos em outros lugares, incluindo o Brasil.
Esse tema aparece com frequência em questões de história dentro das mais variadas provas do país, mas sobretudo nos vestibulares.
Assim, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo sobre a prática do Caudilhismo. Confira!
O caudilhismo foi uma política de governo liderada por um indivíduo que seria chamado de “caudilho “ e cuja atuação estaria relacionada aos interesses das poderosas famílias.
O caudilhismo surge ainda na Roma Antiga, quando os caudilhos eram os proprietários de grandes lotes de terra e de riquezas. Assim, suas propriedades atribuíam-lhe o poder necessário para comandar as demais pessoas que viviam na mesma região.
O caudilho, palavra que surge do latim capitellus para definir o indivíduo que, devido à suas riquezas e posses, comanda uma comunidade como um chefe política regional.
O caudilho é aquele que irá usar todas para manipular a população para atingir determinado objetivo. A prática pode acontecer em diversos locais e, por isso, a sua ideologia pode também ser muito variada, podendo ser liberal, aristocrática, progressista, etc .
Contudo, na maioria dos casos, o caudilhismo é caracterizado pelo autoritarismo, pelo paternalismo, pela repressão e pela figura carismática de um líder.
Por fim, podemos dizer que o caudilhismo possui o objetivo de manter os privilégios das elites dominantes, agindo para aumentar suas riquezas.
O caudilhismo foi amplamente praticamente na América Latina entre os séculos XIX e XX.
No período colonial de muitos países, os grandes proprietários de terras detinham o poder político e, dessa forma, poderiam controlar corporações locais com amplos poderes administrativos e políticos.
Nas ex-colônias da América Espanhola, os caudilhos eram membros da elite crioula (descendentes de espanhóis nascidos nas colônias). Apesar de seu amplo poder econômico e dominação sobre as massas, foram eles que iniciaram os processos de independência dos territórios colonizados. Assim, a partir da metade do século XIX, as grandes massas passaram a ser comandadas por líderes caudilhos que se aproveitavam de sua força para depor os governos europeus e os substituir por regimes caudilhistas.
No Brasil, o caudilhismo aconteceu como sinônimo do coronelismo, particularmente evidente na República Velha. Os caudilhos brasileiros eram os grandes proprietários de terras controlavam a população conforme os seus interesses.