Carnaval deve gerar 66,7 MIL vagas temporárias de emprego

A proximidade do Carnaval já tem animado os comerciantes do país. A data comemorativa é muito importante para o varejo brasileiro devido ao grande volume financeiro que deverá ser movimentado.

No entanto, não são apenas os empresários do setor que comemoram a chegada da data. Em resumo, o Carnaval também é muito positivo para as pessoas que buscam um trabalho. Isso porque a data costuma ser marcada pela criação de milhares de vagas temporárias de emprego.

Em 2024, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que haja a contratação de 66.699 mil trabalhadores temporários. O número estimado para este ano é o maior dos últimos cinco anos:

  • 2020: 42.758 vagas;
  • 2021: 59.732 vagas;
  • 2022: 60.752 vagas;
  • 2023: 58.274 vagas;
  • 2024: 66.669 vagas.

A saber, os empresários do comércio aumentam o número de empregados para atender à demanda sazonal. Assim, a circulação de pessoas nos locais onde o Carnaval é mais tradicional cresce de maneira expressiva, impulsionando a criação de vagas temporárias no período.

De acordo com o diretor da CNC que coordena o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur), Alexandre Sampaio, o Carnaval de 2024 deverá manter a tradição de ser uma atividade importante para o turismo brasileiro. Além disso, deverá impulsionar a contratação de pessoal para atender à demanda das festividades. A propósito, Sampaio também é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Nós acreditamos que o carnaval vai cumprir o seu padrão de ocupação plena de vários segmentos de hospedagem, demanda muito grande de alimentação fora do lar, processos e serviços de catering para atendimento de grupos nas avenidas e no carnaval de rua, como em Salvador, Rio e São Paulo, que são os mais famosos“, disse Sampaio.

Apenas 3% das vagas devem ser efetivadas

Cabe salientar que boa parte dos postos de trabalho criados durante o Carnaval costuma chegar ao fim após as festividades da data comemorativa. Em suma, a circulação de pessoas não se mantém no mesmo patamar, obrigando os empresários a desligarem os trabalhadores temporários.

Contudo, há muitas pessoas que se destacam em seus trabalhos e acabam tendo o contrato renovado, passando a fazer parte do quadro fixo das empresas. E é com foco nessa expectativa que muitos brasileiros que estão sem trabalho buscam uma vaga de emprego no Carnaval.

Segundo a CNC, apenas 3,1% das vagas temporárias criadas durante as festividades deste ano deverão se tornar efetivas. Isso quer dizer 2.057 postos de trabalho deverão continuar com os mesmos profissionais, mesmo após o fim do Carnaval.

Embora esse número seja muito pequeno, reflete uma melhora do mercado de trabalho brasileiro em relação a 2023. Isso porque, no ano passado, houve o fechamento de 1.501 vagas, ou seja, os empresários demitiram mais gente do que contrataram no período, e isso não deverá acontecer em 2024.

Apenas 3% das contratações temporárias para o Carnaval deverão ser efetivadas
Apenas 3% das contratações temporárias para o Carnaval deverão ser efetivadas no país. Imagem: Agência Brasil.

Recuperação da economia brasileira no trimestre

A CNC revelou que a expectativa é que a economia brasileira tenha uma recuperação firme no primeiro trimestre de 2024. Isso quer dizer que não deverá ser apenas o turismo que se beneficiará com o Carnaval deste ano, mas a tendência otimista abrange bem mais setores econômicos.

“O ambiente econômico mais favorável contribui não apenas para o aumento da movimentação financeira durante eventos como o carnaval, mas também para a retomada gradual de diversos setores”, explicou a CNC.

Esse cenário mais positivo deve se concretizar por causa de diversos motivos. O primeiro deles se refere ao nível de endividamento da população brasileira, que passou a cair recorrentemente nos últimos meses de 2023. A expectativa é que os números caiam cada vez mais, apesar de continuarem em patamar bastante elevado.

Segundo a CNC, a estabilidade nas finanças pessoais e a redução do endividamento da população estão acontecendo, em parte, como resultado das medidas criadas pelo Governo Federal, como o programa Desenrola. Aliás, o objetivo dessa iniciativa é promover o controle e o incentivo à gestão financeira responsável.

Cabe salientar que as medidas começaram a ser implantadas devido ao impacto da pandemia da covid-19, que fez muitas pessoas se afundarem em dívidas no país.

Redução dos juros também é positiva para o Brasil

Por fim, a CNC também destacou a redução da taxa de juros no Brasil. Em síntese, o Banco Central (BC) reduziu quatro vezes consecutiva a taxa básica de juro da economia brasileira, a Selic, entre agosto e dezembro do ano passado.

A saber, a taxa Selic é o principal instrumento do BC para controlar a inflação no Brasil. Como a taxa inflacionária perdeu força ao longo do ano passado, a entidade monetária decidiu reduzir os juros gradativamente, e isso foi muito positivo para a população.

Isso porque, quanto maiores os juros, menor o poder de compra da população. Quando acontece o contrário e a taxa Selic cai, os consumidores passam a ter mais condições financeiras, pois os juros de diversos setores, como o imobiliário e o bancário, também caem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.