Economia

Vagas em home office cresce 309% no Brasil

O aumento de vagas em trabalho remoto foi sentido a partir do segundo trimestre de 2020, quando a pandemia começou

O home office passou a ser um modo de trabalho cada vez mais comum no Brasil após a pandemia do novo coronavírus ser decretada. Com a pandemia, muitas empresas ajustaram e alteraram a rotina para que seus empregados pudessem trabalhar à distância. Com isso, o número de vagas em home office, trabalho remoto e teletrabalho aumentou.

No site Vagas.com, o número de vagas oferecidas por empresas em regime de trabalho flexível teve aumento de 309% no ano passado. O site foi de um total de 594 vagas oferecidas em 2019 e 2.428 vagas no ano passado. “Era um tipo de atividade com baixa frequência de vagas ofertadas e que acabou gerando um volume gigantesco a partir dos novos tempos a que todos fomos submetidos”, disse Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios da Vagas.com.

Sérgio Povoa, CHRO da OLX Brasil, também falou sobre o aumento neste tipo de vaga. “Neste cenário atual de distanciamento, aprimoramos nossa comunicação para apoiar nossos colaboradores e redefinimos os modelos de trabalho. Os novos profissionais entram já em esquema remoto e recebem em suas casas os materiais de trabalho”, disse ele.

O aumento de vagas em trabalho remoto foi sentido a partir do segundo trimestre de 2020, quando a pandemia começou. “São posições onde há preponderância do trabalho a distância e com atividades que o funcionário pode realizar sem ter de se deslocar até o trabalho”, disse Rafael Urbano. O setor que mais contratou em trabalho remoto foi o da tecnologia, num total de 41%. O de finanças representa 11%; o de consultoria e gestão empresarial representa 10%; o de seguros, 8%; Telecom, 7%; educação, 4%.