Economia

Vagas de emprego: para 70%, reputação da marca pesa na hora de aceitar oferta

E parece que não só as empresas estão ficando mais criteriosas, mas também os candidatos as vagas de emprego. Pelo menos 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que se preocupam com a reputação da empresa antes de aceitar um vaga. As informações são do G1.

Outro dado é que 76,2% das pessoas ainda relataram que procurar nas redes sociais e páginas sobre a opinião pública a respeito da empresa que anunciam propostas de emprego.

O estudo faz parte de um levantamento realizado pelo Infojobs, uma plataforma de tecnologia de recrutamento e seleção, onde há planos pagos e gratuitos.

“Atualmente, no mundo corporativo, muitas empresas disputam por visibilidade. Porém, não basta apenas aparecer, é preciso ser visto positivamente no universo empresarial”, afirma Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs.

Confira – Home office: Produtividade aumenta, mas bem-estar está em queda

Vagas de emprego: o que o candidato quer e o que despreza

Não é só a oferta da vaga de emprego que atrai os candidatos, mas também o que as empresas têm a oferecer.

Veja abaixo uma lista de algumas preferências dos candidatos:

  • 43,2% afirmaram que consideram o plano de carreira dentro da empresa.
  • 32,6%declararam que avaliam salários e benefícios.

Veja também o que tem feito os candidatos desistirem da vaga

  • 35,7% afirmaram que diferenças de informações na proposta online e o que é informado pelo recrutador depois;
  • 31,4% relataram o salário incompatível com o mercado;

A transparência na hora do anúncio da vaga também é outro requisito que pessoas que buscam vaga de emprego procuram.

  • 87% dos profissionais afirmaram que preferem ter um anúncio completo sobre a vaga de trabalho a qual vão se candidatar
  • Outros 13%, porcentagem muito menor, prefere ter todas as informações no momento que o recrutador entra em contato.

Reputação da marca

Outro dado revelado pela pesquisa é 62,4% dos entrevistados disse acompanhar os prêmios recebidos pelas marcas, destes 98,3% defenderam que tem vontade de trabalhar nesses lugares por isso.

“A reputação da marca está exatamente nesse contexto. A atração vai desde o processo seletivo, benefícios descritos na vaga, plano de carreira e feedback. Isso sem falar nos comentários em páginas de opiniões, postagens nas redes sociais, prêmios de reconhecimento e visão de funcionários e ex-colaboradores. Por isso, é imprescindível que as empresas entendam que a todo momento falam com pessoas, que são consumidoras da sua marca”, detalhou Ana Paula.

E parece que não só as empresas estão ficando mais criteriosas, mais também os candidatos. Entenda mais aqui o que buscam na vaga de emprego.