A Advocacia Geral da União (AGU) abriu 100 vagas para o cargo de Advogado da União. Essas vagas serão preenchidas por meio de um concurso que será realizado no dia 30 de abril. Contudo, além dessas 100 vagas, ainda será feito um cadastro reserva.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter um curso de graduação de nível superior em Direito, além de preencher outros requisitos. Assim, quem se interessar, tem até o dia 7 de fevereiro para realizar a inscrição no concurso da AGU 2023.
Confira mais detalhes sobre o cargo de Advogado da União no artigo abaixo!
As vagas para o cargo de Advogado da União são exclusivas para as pessoas que possuem um diploma de nível superior em Direito. Além disso, o candidato precisa ter registro ativo na Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) e comprovar, pelo menos, dois anos de prática forense.
A descrição do que será aceito como prática forense está detalhada no edital, que pode ser encontrado no site da Cebraspe, banca avaliadora do concurso. Sem a comprovação dessa prática, o candidato não passará das etapas iniciais, visto que ela possui caráter eliminatório.
O candidato que se interessar pelas vagas para o cargo de Advogado da União e quiser realizar inscrição, possui até o dia 7 de fevereiro para isso. A inscrição será feita, exclusivamente, de modo online, no site do concurso e o primeiro passo é preencher o formulário.
Além disso, o candidato, também, precisará enviar uma foto que siga todas as regras que o edital prevê. É importante ressaltar que o candidato é responsável por acompanhar a situação da foto. Assim, é importante ficar atento aos prazos do concurso, visto que, em caso de não aprovação da foto, o candidato precisa enviar outra, dentro do cronograma estabelecido.
Após o envio do formulário e da foto, o candidato precisa emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 180,00. Somente após o pagamento da guia é que oficializa-se a inscrição do candidato.
O concurso para o cargo de Advogado da União possui seis etapas, sendo três de caráter eliminatório e classificatório, duas, somente, de caráter eliminatório e uma de caráter classificatório.
As duas primeiras etapas correspondem a provas, a primeira objetiva e, a segunda, discursiva, ambas são de caráter classificatório e eliminatório. Elas possuem três grupos de divisões das questões, cada um, correspondendo a uma área de conhecimento.
A terceira etapa corresponde a inscrição definitiva, na qual os candidatos precisam entregar os documentos relativos à prática forense. Ela possui caráter eliminatório e, logo depois, ocorre a prova oral. Essa, assim como as duas provas, possui caráter classificatório e eliminatório. A quinta etapa, somente de caráter eliminatório, é a sindicância da vida pregressa, seguida da sexta e última etapa, que é a avaliação de títulos. Ela possui caráter classificatório. Quem for aprovado em todas, receberá um ótimo salário inicial de R$ 21.014,49.