Covid-19: São Paulo antecipa vacinação de idosos de 85 a 89 anos

O governo de São Paulo antecipou a vacinação contra Covid-19 de idosos entre 85 e 89 anos para esta sexta (12), três dias antes da previsão inicial de começar a imunizar essa faixa etária a partir de segunda (15). Mais de 309 mil idosos estão aptos a serem vacinados nesta etapa.

“O governo de SP conseguiu acelerar seu cronograma com a distribuição antecipada da vacina do Butantan com mais de 900 mil doses da vacina para oferecer aos idosos em todos os 645 municípios do estado”, disse o governador João Doria (PSDB).

A vacinação contra Covid-19 do grupo de cerca de 563 mil idosos entre 80 e 84 anos foi anunciada pelo governo paulista para começar no dia 1° de março. Durante o anúncio, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, ressaltou a importância da vacinação na vida dos mais velhos.

“Não é só proteção, é a liberdade. A liberdade dos que permaneceram em casa, que ficaram afastados da sua família, dos seus netos, e terão a oportunidade de retomar seus laços familiares e tocando, sendo tocadas”, disse Jean Gorinchteyn.

Nesta sexta (12) também começa a aplicação da segunda dose da CoronaVac em profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, além de indígenas, quilombolas, deficientes físicos acima de 18 anos e idosos acima de 60 anos moradores de instituições de longa permanência, como asilos.

Em todo o estado de São Paulo, há mais de 7,5 milhões de idosos acima de 60 anos. Devido à escassez de doses de vacinas contra Covid-19, a vacinação dos idosos está sendo dividida por faixa etária. Aqueles acima de 90 anos já podem ser vacinados desde o dia 08 de fevereiro.

Butantan fabrica mais doses da CoronaVac

Nesta quarta (10), o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac no Brasil, recebeu 5,6 mil litros de insumos para a fabricação de 8,7 milhões de doses do imunizante contra Covid-19. A expectativa é que essas doses estejam disponíveis para integrar o Plano Nacional de Imunização a partir do dia 23 de fevereiro.

Com esse novo lote, o Butantan totaliza 27 milhões de doses da CoronaVac. O governo federal garantiu a compra de 46 milhões de doses e manifestou interesse em comprar outras 54 milhões de doses adicionais. Segundo Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan, a entrega das 100 milhões de doses da CoronaVac deve ser finalizada em setembro.

“Agora não paramos mais até completar as 46 milhões de doses, o que deve acontecer até abril. E, mais para frente, vamos receber os lotes para completar os 54 milhões. Ou seja, esperamos que até o fim de agosto, começo de setembro, os 100 milhões dessas vacinas já tenham sido entregues ao Brasil e isso vai permitir a vacinação de 50 milhões de pessoas, não só os idosos acima de 60 anos, mas também as outras categorias poderão ser incluídas.”, disse Dimas Covas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.