Algumas empresas fazem campanhas internas para vacinar os funcionários. Entenda porque isso é importante dentro da gestão de um negócio.
A vacina aplicada dentro da empresa é algo relativamente novo. Há pouco tempo não existia essa prática.
Esse tipo de ação por parte das empresas aumenta em situações de alarde por epidemias.
Obviamente que a pandemia causada pelo Corona Vírus deixou essa questão em evidência. No entanto, muitas empresas nem esperam uma situação tão grave para agir.
Em 2019 a cidade de São Paulo passou por uma alarmante epidemia de Sarampo, e infelizmente houve mortes decorrentes.
Sendo assim, muitas empresas se organizaram para criar uma campanha interna de aplicação de vacina em todos os funcionários.
Mas por que a empresa faz esse tipo de ação?
Há muitas razões para as empresas agirem assim, visto que a mesma atitude em massa foi tomada por grandes e pequenas corporações na epidemia de Gripe H1N1, bem como na epidemia de Febre Amarela.
Primeiramente, é uma forma humanizada de gestão de pessoas. Haja vista a importância da saúde para os funcionários.
Por ser uma preocupação que vai além das normas de SST, a empresa mostra que se preocupa com seu capital humano.
Entretanto, a empresa ganha com isso também. Isso porque em casos de epidemia, um funcionário doente obviamente repassará o vírus para o ambiente. Ao passo que esse fluxo gera vários afastamentos simultâneos.
Sendo assim, aplicando a vacina em massa a empresa garante a mão-de-obra saudável e atuante.
Há empresas que pagam integralmente o custo dessa compra, já há outras que acordam com os funcionários de contribuírem com uma porcentagem.
A vacina não pode ser compulsória, mesmo se gratuita. No entanto, o número de adeptos nas empresas é muito alto, sendo um interesse do próprio funcionário tomar a vacina.
Para a empresa ainda há a vantagem de não liberar todos para sair quando há campanhas de vacinação pública.
As vacinas CoronaVac estão chegando, e muitas empresas entrarão na disputa para comprar o lote da sua equipe.
Esses detalhes fazem a diferença nas empresas, ao passo que é uma questão social e humanizada, que impacta nos resultados da empresa.