Covid-19: Seis pessoas são presas por venderem vacina falsa no México

Seis pessoas foram presas por venderem vacina contra Covid-19 falsa em um bairro nobre no estado de Nuevo León, no norte do México. O imunizante era vendido a preços que passavam de R$10 mil. A informação foi dada por autoridades locais em entrevista coletiva nesta quarta (17).

Após receberem uma denúncia, as autoridades se dirigiram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram doses falsas da vacina da Pfizer/Biontech. Seis pessoas foram presas no local por venderem a mercadoria.

“Temos provas de que é uma vacina fraudulenta vendida por até 40 mil pesos” (cerca de US$2.000, informou Hugo López Gatell, subsecretário mexicano de Saúde, em uma entrevista coletiva.

Sede de grandes empresas e lar de empresários ricos, San Nicolás de Los Garza, município onde as vacinas falsas estavam sendo comercializadas através de uma clínica chamada “Clínica Espinha por Império”, é o local mais rico do México, de acordo com dados oficiais.

No México, nenhuma empresa ou indivíduo tem autorização de comercializar vacinas contra Covid-19 diretamente. Os imunizantes são oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde do país e a venda não está autorizada.

“Não se brinca com a saúde, e nestes momentos de pandemia, ninguém deve lucrar”, disse a secretária de Segurança Pública, Rosa Icela Rodriguez.

A Comissão Federal contra Riscos Sanitários, o equivalente à Anvisa no México, afirmou em nota que os produtos encontrados são de “origem duvidosa”.

Vacinação contra Covid-19 no México

A vacinação contra Covid-19 começou no dia 24 de dezembro no México. O grupo prioritário foi formado por profissionais de saúde e um pequeno grupo de professores do leste do país. Cumprida a primeira etapa, a vacinação de maiores de 65 anos teve início nesta segunda (15).

Além da vacina da Pfizer/Biontech, o México já fechou acordo de compra do imunizante de Oxford/AstraZeneca e pretende adquirir doses da Sputnik V e da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Cansino. A CoronaVac também teve o uso aprovado no país e pode fazer parte do estoque mexicano de imunizantes contra Covid-19.

No total, o país registra 177.061 mortes por Covid-19 e mais de dois milhões de casos positivos da doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.