O governo federal deve retomar na próxima semana os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 21 milhões de pessoas a partir de 17 de junho, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
O que nem todo mundo sabe, é que ao menos uma parte dos usuários do Bolsa Família certamente não deve conseguir receber o saldo neste mês de junho. Ainda de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, existem vários casos que podem fazer com que o seu benefício seja cancelado, bloqueado ou até mesmo suspenso.
Um dos motivos que podem fazer com que você perca o Bolsa Família em junho é a falta de cumprimento das condicionantes. Como o próprio nome já indica, estamos falando de condições impostas aos usuários para que eles sigam recebendo o benefício social.
Manter os filhos na escola, por exemplo, é uma das condicionantes do governo federal. Manter os exames pré-natal das usuárias gestantes, também. Por fim, é necessário manter os atendimentos de saúde em dia para não correr o risco de perder o benefício.
Em quase todo o Brasil, o prazo para a realização destas consultas médicas em postos de saúde termina no próximo dia 15 de junho. Se você ainda não foi realizar esta verificação com as suas crianças, é importante ir o quanto antes para não correr riscos.
Mas antes de sair de casa, é importante entrar em contato com a sua gestão municipal. Isso porque em algumas cidades o atendimento nos postos é feito apenas com agendamento prévio. Assim, você não vai correr o risco de perder a viagem.
Assim como nos meses anteriores, a ideia do governo federal é liberar o Bolsa Família nos 10 últimos dias úteis do mês. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
Para o mês de junho, as regras de entrada no Bolsa Família seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao saldo, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.
É importante notar que mesmo as pessoas que seguem estas regras de entrada ainda não estão automaticamente garantidas no Bolsa Família de junho. É preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome.
Para saber se você está entre os selecionados, basta consultar as informações sobre a sua conta no app oficial do Bolsa Família. Para o mês de junho, no entanto, esta atualização ainda não está disponível. Será preciso esperar mais algumas semanas.
Se você já está no Cadúnico, a dica é manter a lista sempre atualizada. A atualização deve ocorrer sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, existem vários casos de pessoas que estão no Cadúnico, mas que acabam não sendo selecionadas para o Bolsa Família, justamente por causa da falta de atualização do sistema do Cadastro Único do governo federal.