A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realizará o primeiro Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades.
O intuito da instituição é discutir as mudanças sofridas pela educação em meio à pandemia do novo coronavírus. Exibirá a transformação sob o olhar de estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e pesquisadores que precisaram encarar o ensino de uma nova maneira.
Além disso, o evento abordará o andamento da pandemia, afinal, ela ainda não acabou. De acordo com os responsáveis, há a necessidade de refletir o que está por vir nesse viés.
A saber, o congresso acontecerá totalmente online, de 24 a 27 de novembro, que ocorrem pela internet. Não há custo algum para se inscrever.
34 convidados participarão do congresso sobre educação na pandemia. De acordo com o escopo do evento eles realizarão uma análise a respeito do segmento, assim como elaborar ideias e trocar informações. Além de palestras, acontecerão mesas-redondas para o debate aberto.
O site da USP indica que as temáticas em pauta serão: leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnico-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação.
Já alguns nomes dos convidados divulgados são Roger Chartier, doutor pela École Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de livros sobre ciências humanas, assim como o educador e escritor brasileiro Mozart Neves Ramos, Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência (Reamec).
O congresso teve a organização da parceria entre os Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, de Química e de Música da FFCLRP.
De acordo com a professora Elaine Paiva Assolini, uma das organizadoras do evento, os congressos científicos sobre o cenário mundial da educação se tornam primordiais nesse momento.
“Essa atividade reflexiva se faz urgente, pois o cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos da área de educação escolar.”
Segundo o educador Mozart Neves Ramos, pensar novos caminhos para a educação, diante da mudança pela qual o mundo está passando.
“Eu costumo dizer que 2020 não será um ano perdido, mas sim um ano em que aprendemos outras competências e habilidades que serão muito importantes para o século 21. Daqui em diante, o planejamento das redes de ensino deverá incluir a conectividade, o acesso ao ensino digital. O mundo mudou e a escola precisa também mudar.”
O evento gratuito e aberto ao público acontece das 14 às 21 horas. Para se inscrever basta clicar aqui. Mais informações estão na página do evento no Facebook.