Não é novidade para ninguém que o clima vem passando por diversas mudanças ao logo dos tempos. A saber, as mudanças climáticas são alterações que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, segundo especialistas, pode ter origem natural ou por ações dos humanos. Agora, diversas cidades do Brasil poderão sofrer com tempestades fortes e estão sob alerta.
A princípio, é importante deixar claro que o anúncio da tempestade (fenômeno composto por fortes ventos, chuvas, granizos, trovoadas e relâmpagos, etc) ocorreu pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesse sentido, conforme comunicado do órgão, podem acontecer:
Ademais, em determinados locais, há a possibilidade de chuva de granizo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o aviso de chuvas intensas indica que pode acontecer chuvas de até 50 milímetros ao dia. Além disso, os ventos intensos podem chegar a nada menos que 60 quilômetros por hora.
Contudo, o anúncio de “Tempestades”, que se iniciou desde a última quarta (21), adiciona a possibilidade de ter chuvas de granizo.
O INMET acrescenta que as cidades que podem ser atingidas pelas tempestades estão na região Sudeste. O Instituto revela que Belo Horizonte e as cidades que fazem parte da região metropolitana da capital estão inseridas no comunicado. Ademais, a região do Campo das Vertentes e da Zona da Mata Mineira também podem ter ocorrências de tempestades.
Para proteção das tempestades, recomenda-se, em caso de rajadas de vento, não ficar embaixo de árvores. Além disso, é possível obter informações junto à Defesa Civil e também junto ao Corpo de Bombeiros.
A seguir, você confere quais são as cidades que podem sofrer com as tempestades no país:
Ademais, outras cidades são Vespasiano, Veríssimo, Vargem Bonita, Urucânia, União de Minas, Wenceslau Braz, Volta Grande, Virgínia, Vieiras, Turvolândia, Tupaciguara, Três Pontas, Três Corações, Tombos, Toledo, Tocos do Moji, Tocantins, Teixeiras, Taquaraçu de Minas e Tapiraí.
Ademais, os municípios de Tapira, Soledade de Minas, Simão Pereira, Silvianópolis, Silveirânia, Serranos, Serrania, Seritinga, Sericita, Senhora dos Remédios e Senhora de Oliveira fazem parte da lista.
Ademais, as cidades de Sem-Peixe, Sarzedo, Sapucaí-Mirim, São Vicente de Minas, São Tomás de Aquino, São Tiago, São Sebastião do Rio Verde, Senador José Bento, Senador Firmino, Senador Cortes, Senador Amaral, São Sebastião do Paraíso e São Sebastião do Oeste.
Mais municípios com riscos são os de: