O Banco Central (BC) divulgou nessa terça-feira (24) a nova moeda de 1 real em comemoração aos 30 anos do Plano Real. De acordo com as informações da instituição, 45 milhões de exemplares serão postos em circulação a partir de hoje.
De acordo com as informações oficiais, a moeda foi desenhada por meio de uma parceria entre o Banco Central e a Casa da Moeda do Brasil.
A tendência, aliás, é que a moeda de 1 real que faz uma homenagem aos 30 anos do Plano Real se torne rara muito em breve. Os dados apontam que nesse ano de 2024 cerca de 137 milhões de moedas de 1 real estão sendo postas em circulação.
Mas dentro desse montante, apenas 45 milhões são comemorativas aos 30 anos do Plano Real. Portanto, a tendência natural é que essa peça se valorize no decorrer dos próximos anos, já que estamos falando de um exemplar com uma tiragem relativamente baixa.
Abaixo, você pode conferir os principais detalhes da moeda de 1 real que faz uma homenagem aos 30 anos do Plano Real tomando como base as indicações do Banco Central (BC):
Considerando a tiragem e o caráter de excepcionalidade dessa moeda, a principal dica dos numismatas nesse momento é guardar o exemplar caso você o encontre em algum trocado no comércio, por exemplo.
Essa dica é importante sobretudo se você pretende ganhar algum dinheiro com a valorização dessa moeda. Como estamos falando de um exemplar que conta com a tiragem baixa, é natural imaginar que ela vai se valorizar no decorrer dos próximos anos.
Assim, quanto mais moedas de 1 real de 2024 que faz homenagem aos 30 anos do Plano Real você tiver, maior será o valor que você poderá conseguir com elas em um futuro próximo.
O Plano Real foi um programa econômico iniciado em 27 de fevereiro de 1994, implementado ainda no governo do ex-presidente Itamar Franco. Entre outros pontos, o plano incluía a criação de uma nova moeda para o Brasil: o real.
Segundo economistas, o Plano Real foi a mais ampla medida econômica da história do Brasil. O principal objetivo do projeto era a controle da hiperinflação que assolava o país já há algumas décadas. Vários economistas colaboraram com o projeto, incluindo o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que viraria presidente em seguida.
Hoje, economistas concordam que o Plano Real cumpriu o seu objetivo e controlou a inflação do país, além de aumentar o poder de compra da população. Do ponto de vista da numismática, o Plano rendeu uma série de moedas raras, que seguem em circulação até hoje.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de moedas de 1 real consideradas comemorativas: