Estudantes estrangeiros, incluindo os brasileiros, podem ter a oportunidade de estudar em uma das diversas universidades britânicas.
Está previsto para 2021 o lançamento de um projeto ainda mais completo para novos graduandos de outros países. O governo britânico ofertará o chamado “new Graduate route”, com o intuito que garantir aos estudantes a permanência no Reino Unido de até dois anos depois de terminarem a pós-graduação.
Os interessados nessa alternativa poderão continuar fazendo cursos e também trabalhando nesse período permitido.
Barbara Lotierzo, gerente da área de Educação do Governo Britânico no Brasil diz que essa nova chance engloba os brasileiros e tem medidas modificadas por conta da pandemia do novo cornavírus.
“Embora os processos de admissão e as formas de ensino sejam diferentes, se adaptando a realidade que vivemos, as universidades britânicas continuarão abertas a estudantes internacionais, primando pelo ensino de qualidade”, garante Barbara.
Segundo a representante, as entidades de ensino estão abertas para adaptar o ensino para os interessados estrangeiros, uma vez que pode haver dificuldade nesse período de pandemia.
“Isso se aplica tanto para alunos internacionais indo para o Reino Unido para estudar, quanto para parcerias de educação transnacional. As instituições serão flexíveis para lidar com situações diferentes, como a impossibilidade do estudante viajar para o Reino Unido no início do ano letivo”, explica.
Saiba mais sobre o “news Graduate route” neste link.
Entre as universidades que estão abertas a inscrições de estudantes estrangeiros estão a Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge, Universidade de Londres e Universidade de Liverpool e a de Edimbugo.
Em muitas delas há a chance de iniciar os cursos a distância, por meio de plataformas online.
Outra medida cautelar prevista pelo governo britânicos é a respeito da saúde dos estudantes estrangeiros, incluindo brasileiros, que já estão lá e que irão posteriormente.
O serviço de saúde (National Health Service – NHS) continuará funcionando e atendendo os estrangeiros durante e depois do abrandamento pandemia. Lembrando que é um serviço gratuito e incluir também o teste de Covid-19. Para os estudantes que contraírem o vírus há tratamento sem custo.
E para aqueles que forem para o país em meio à pandemia para estudar, está determinada a necessidade de isolamento em acomodações da imigração. Esse resguardo deve ser feito por 144 dias corridos assim que os estrangeiros desembarcarem.