A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das mais respeitadas instituições de ensino superior públicas do Estado de São Paulo. Nesta semana, a universidade atualizou o cronograma referente ao Vestibular Misto 2024, uma das principais formas de ingresso em seus cursos de graduação
O Vestibular Misto é o processo seletivo da Unifesp que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as notas obtidas nas provas complementares aplicadas pela Unifesp.
De acordo com o cronograma inicial, a Unifesp publicaria o edital de abertura do Vestibular Misto 2024 nessa sexta-feira (20). No entanto, a universidade adiou a publicação do edital para o dia 25 de outubro, próxima quarta-feira.
Apesar disso, a Unifesp já divulgou as principais datas do processo seletivo e já realizou o processo de isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda. O resultado final dos pedidos de isenção será publicado no dia 29 de outubro.
Conforme o cronograma, o período de inscrição para o Vestibular Misto será das 9h do dia 1º de novembro às 23h59 do dia 8 de dezembro de 2023 (horário de Brasília).
Como acontece tradicionalmente, a Unifesp receberá as inscrições exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da Unifesp e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
Somente poderão se inscrever no Vestibular Misto 2024 os estudantes que têm o ensino médio completo ou que estão em vias de concluir essa etapa da educação formal. Além disso, é necessário destacar que somente os inscritos no Enem 2023 estão habilitados a participar do processo seletivo da Unifesp.
Após preencher e enviar as informações através do requerimento eletrônico de inscrição, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição para efetivar o cadastro. O valor da taxa será informado na próxima quarta-feira (25), por meio da publicação do edital.
Como mencionado, o Vestibular Misto combina as notas do Enem com provas complementares realizadas pela própria instituição. Portanto, os candidatos deverão fazer as provas do Enem 2023, marcadas para os dias 5 de 12 de novembro, e as provas da Unifesp.
De acordo com o cronograma, a Unifesp aplicará as Provas Complementares nos dias 7 e 8 de janeiro de 2024, com a seguinte distribuição:
Nesse sentido, a avaliação abarcará os conhecimentos referente aos componentes curriculares do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Química e Física. Em ambo os dias, a aplicação acontecerá no período da tarde, das 14h às 18h (horário oficial de Brasília).
Os locais de prova serão nos municípios para os quais há a oferta de vagas: Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A Unifesp ainda não divulgou o quantitativo de vagas ofertadas nessa edição da seleção. No entanto, adiantou que entre os cursos ofertados está o bacharelado em Medicina, ministrado de forma presencial e em período integral no campus São Paulo.
Os gabaritos preliminares das provas estão previstos para o dia 13 de janeiro. Ainda não há data para a publicação do resultado final, mas a previsão é que a lista de classificados em 1ª chamada seja liberada no mês de fevereiro de 2024.
Acesse o site da Unifesp para mais informações.
Leia também UFPel reabre o período de inscrição para cursos de graduação a distância da UAB; saiba mais.